O Dia Mundial do Meio Ambiente é comemorado em 05/06. Esta data foi estabelecida pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 1972. Em Maricá, a Secretaria de Urbanismo e Meio Ambiente realiza uma programação especial com diversas exposições e atividades entre os dias 05 e 11/06 na Praça Orlando de Barros Pimentel (Centro) e na Sede das Unidades de Conservação (Espraiado).

Segundo o gestor das Unidades de Conservação, Leandro Guerra, a Semana Municipal do Meio Ambiente deste ano, tem como foco as áreas protegidas de Maricá, que somam 1/3 do nosso território. “Partindo do princípio de que só protegemos o que conhecemos, queremos popularizar essas áreas protegidas e administradas pela gestão municipal: os monumentos naturais da Pedra de Itaocaia e da Pedra de Inoã, a Área de Proteção Ambiental e o Refúgio de Vida Silvestre das Serras de Maricá”, explicou Leandro.

Na segunda-feira, 05/06, as atividades acontecem na Praça Orlando de Barros Pimentel (Centro) das 10h às 16h, com exposições da coleção didática do Museu Nacional sobre a fauna da Mata Atlântica e organismos marinhos; ciência itinerante; oficina de pintura rupestre e fauna histórica; fotografias do Patrimônio Ambiental de Maricá e doação de mudas da mata Atlântica.

A partir do dia 06/06, as atividades se concentram na Sede das Unidades de Conservação (Espraiado). Neste dia e na quinta-feira, 08/06, a partir das 9h, o local vai estar aberto para a visitação das escolas, que devem ser agendadas através do telefone 2648-6752 ou na própria Unidade de Conservação (Estrada do Espraiado, km 5,4). No mesmo horário, na Praça Orlando de Barros Pimentel (Centro), acontece a doação de mudas nativas da Mata Atlântica. Na quarta-feira, 07/06, às 9h está prevista mais uma etapa do Circuito Ecológico com inauguração da placa para o Vale de São Francisco e mutirão para coleta de lixo na trilha. Às 13h, acontece a entrega do plano de manejo integrado das áreas naturais protegidas de Maricá para a Secretaria Municipal de Educação e palestra sobre o tema para diretores da Rede Municipal na sede da Unidade de Conservação do Espraiado.

Na sexta, 09/06, além do Circuito Ecológico e da visitação das escolas, a programação conta com uma mesa redonda sobre a gestão das áreas protegidas de Maricá com a participação de Paulo Cunha (Inea), de Ricardo Haduim (APA Maricá) e de Leandro Guerra (Unidades de Conservação Maricá). “Através da educação ambiental com a população, pretendemos chamar a atenção para a importância de preservar o nosso patrimônio natural, incentivando o turismo sustentável, que é uma vocação da cidade”, disse o gestor das Unidades de Conservação. No sábado, 10/06, exposições permanentes podem ser apreciadas na Sede das Unidades das 9h às 16h. Assim como no domingo, 11/06, que também conta com mais uma edição do Circuito Ecológico, encerrando as atividades da Semana do Meio Ambiente.