Orquídeas de espécies exóticas ficarão expostas no Colégio Cenecista, no Centro - Foto: Divulgação

A tradicional exposição de orquídeas de Maricá, que já integra o calendário oficial do município, realizará sua XXVIII edição entre os dias 02/06 (16h às 20h), 03/06 (9h às 17h, com oficinas de cultivo às 15h) e 04/06, das 9h às 17h, no Complexo Esportivo Leonel de Moura Brizola, situado na Avenida Roberto Silveira, s/n, Flamengo (segunda entrada de Maricá).

A realização é do Círculo Orquidófilo Maricaense (Comar), em parceria com a Prefeitura através da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Pesca, e com a Associação Profissional de Poetas do Estado do Rio de Janeiro (APPERJ). A tradicional exposição foi bastante visitada nas edições anteriores, realizadas na Praça Orlando de Barros Pimentel, no Centro, lugar das duas últimas edições. Variedades como o grupo das Laelia (tenebrosa, aurea, rubra, lobata, purpurata, carnea, ou Ecyclia (granítica, ‘alba’, phoenicea), e muitas outras, premiadas em edições anteriores, estarão compondo o acervo da exposição.

Segundo a presidente da Comar, Valéria Abreu, a parceria com o Prefeitura de Maricá tem dado bons frutos. Existem mais de 25 mil variedades de orquídeas em todo o mundo, sendo que grande parte se adaptou ao clima temperado brasileiro. A orquídea é uma flor epífita (aérea), que vive na natureza agregada à galhos, caules e troncos, produzindo suas flores em geral uma a duas vezes ao ano. Flor delicada e de rara beleza, exibe variações de cor e forma. É cultivada em estufa, ou em vasos com substrato, fibra de coco, xaxim e pedrinhas (seixos de rio), sendo irrigada uma vez ao dia. Instalada em troncos, deve ficar em local sombreado, e protegida de ventos mais fortes.