Representantes do Urbanismo e Habitação discutiram parceria na área de política urbana - Foto: Divulgação

Durante esta semana, representantes da Secretaria de Urbanismo e Meio Ambiente participaram de dois eventos importantes para estabelecer parcerias na área de política urbana, tendo, com foco, a habitação e economia solidária. O subsecretário de Urbanismo, Sandro Caldas, e a coordenadora de Habitação e Assentamentos Urbanos, Rita Rocha, estiveram presentes em uma reunião com integrantes da Habitat Brasil para Humanidade, do Banco do Povo – Crédito Solidário (BPCS) e da Associação Brasileira de Entidades Operadoras de Minicredito e Microfinanças (Abcred), para conhecer as experiências das entidades.

O diretor executivo da Habitat para Humanidade, Mario Vieira, reforçou durante o encontro o interesse da instituição em atuar em projetos com a Prefeitura de Maricá, entendendo que o município possui um foco de política pública na área de habitação, voltado para a sustentabilidade, bastante alinhado com a visão da ONG que há quase 40 anos atua hoje em 70 países.

O presidente da Abcred e diretor executivo do BPCS, Almir da Costa Pereira, se mostrou bastante interessado em estender a atuação para a região do Grande Rio. Segundo Almir é uma ótima oportunidade para estender projetos de sucesso na área de credito solidário para o estado vizinho. De acordo com a coordenadora de Habitação da Prefeitura de Maricá, Rita Rocha, a parceria entre a Habitat Brasil e a BPCS é uma iniciativa que viabiliza a continuidade e a sustentabilidade da melhoria habitacional para a população. “Potencializaria o investimento da gestão pública de Maricá, superando a questão do mero agente que fornece o subsidiado integral.  A prefeitura, neste caso, trabalha como agente articulador, fomentando o atendimento e assistência técnica para a população que já constrói a cidade sem nenhuma assessoria, viabilizando o microcrédito para a execução das obras”, analisa a coordenadora.

Já no XVII Encontro Nacional da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Planejamento Urbano e Regional (Anpur) que aconteceu em São Paulo, o subsecretário de Urbanismo, Sandro Caldas, avalia que o evento permitiu uma aproximação com a realidade de outros municípios brasileiros, inseridos na dinâmica metropolitana, que assim como Maricá, enfrentam o desafio de reformular seus planos diretores, dentro da atual realidade latino-americana. “Adicionalmente, podemos observar estudos de caso que tratam temas específicos do cotidiano da prática urbana, relacionada ao licenciamento de empreendimentos de impacto, como a regulação do Estudo de Impacto de Vizinhança, que está em processo de desenvolvimento atualmente em Maricá”, acrescenta o subsecretário.

Para a coordenadora de Habitação e Assentamentos Humanos, Rita Rocha, o evento da Anpur é um espaço de discussão consolidado no Brasil, com uma rica diversidade temática. “Particularmente esse ano contou com uma numerosa gama de trabalhos na área de habitação. Participar das atuais discussões sobre autogestão, assessoria técnica de interesse social, melhoria habitacional, bem como análises críticas sobre os processos de produção habitacional recentes no Brasil, sobretudo sobre o Programa Minha Casa Minha Vida, são fundamentais para pensar as diretrizes da política pública habitacional municipal”, conclui.