As pessoas que receberam uma dose única da vacina antes de completar 5 anos de idade devem tomar o reforço, ainda que sejam adultos, com intervalo mínimo de 30 dias. Já aqueles com mais de 5 anos de idade que nunca foram imunizados ou sem comprovante de vacinação precisam tomar a primeira dose da vacina e, 10 anos depois, o reforço. As pessoas a partir dos 5 anos de idade que receberam 2 doses da vacina não precisam tomar nenhuma dose. Já estão vacinadas.

Os idosos (60 anos ou mais) que nunca foram imunizados ou sem comprovante de vacinação precisam que um médico avalie o benefício e o risco da vacinação, levando em conta o risco da doença e o risco de eventos adversos nessa faixa etária. A vacinação não é indicada para gestantes. Na impossibilidade de adiar a vacinação, como em situações de emergência epidemiológica, vigência de surtos, epidemias ou viagem para área de risco de contrair a doença, o médico deverá avaliar o benefício e o risco da vacinação.

A vacinação não está indicada para mães que estão amamentando, devendo ser adiada até a criança completar 6 meses de idade. Na impossibilidade de adiar a vacinação, como em situações de emergência epidemiológica, vigência de surtos, epidemias ou viagem para área de risco de contrair a doença, o médico deverá avaliar o benefício e o risco da vacinação.

Em caso de mulheres que estejam amamentando e receberam a vacina inadvertidamente, o aleitamento materno deve ser suspenso preferencialmente por 28 dias após a vacinação (com um mínimo de 15 dias).

O que é?

Diferença entre febre amarela urbana e silvestre

Morte de macacos e sintomas

Tratamento e como evitar

Quem pode contrair a doença silvestre?

Áreas de risco

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here