imagem de vacinação

O paciente transferido na tarde desta terça-feira (18/04) de Maricá para o Hospital Evandro Chagas (Fiocruz), no Rio, faleceu esta madrugada naquela unidade. O paciente, que era morador do bairro do Bananal, no distrito de Ponta Negra, estava internado na UPA de Inoã com quadro suspeito de febre amarela transmitida pelo vetor silvestre da doença. Amostras de sangue foram colhidas antes da remoção e enviadas aos laboratórios Lacen, do estado, e da própria Fiocruz que faz a testagem específica para a febre amarela.

Enquanto os resultados não são definidos, o caso é considerado como suspeito. A Prefeitura reitera, ainda, que não há nenhum surto da doença na cidade e que a adoção de vacinação de bloqueio nas áreas rurais próximas ao Bananal, prevista para ser iniciada nesta quarta-feira (19/04) é uma medida preventiva que integra o protocolo de atuação da Saúde.

O cinturão de proteção compreende os bairros rurais do Espraiado, Jaconé, Ponta Negra, Bambuí, Bananal, Manoel Ribeiro, Marinelândia e Guaratiba. A Secretaria Municipal de Saúde já recebeu 10 mil doses do imunizante e a prioridade é vacinar quem mora mais perto das áreas de mata dessas regiões. A ação foi decidida em função desse caso suspeito – do qual o estado já foi notificado pelo município.

No Posto Central a vacinação já iniciada também contra a febre amarela continua e será mantida a prioridade para pessoas que estejam se deslocando para áreas de endemia. É importante ressaltar que os casos de febre amarela confirmados no Rio e nos demais estados do país estão sendo transmitidos pelo vetor silvestre, ou seja, mosquitos que vivem em matas e áreas rurais. O último caso de febre amarela urbana registrado no Brasil foi em 1942.