Mudas do Maricá+Verde foram distribuídas na Praça Conselheiro Macedo Soares, no Centro - Foto: Clarildo Menezes

O programa Maricá+Verde, da Subsecretaria de Meio Ambiente, iniciou seu calendário para o segundo trimestre nesta quinta-feira (06/04), montando sua tenda na Praça Conselheiro Macedo Soares, no Centro da cidade. Entre as 76 mudas doadas (foram disponibilizadas 100) estavam a aroeira (Lithraea brasiliensis), acácia imperial (Cassia fistula), ingá feijão (Inga fagifolia), moringa (Moringa Oleifera), pau d’alho/guararema (Gallesia integrifolia), pau ferro (Caesalpinia Ferrea), tamarino (Tamarindus indica) e os ipês amarelo (Tabebuia vellosoi), branco (Tabebuia roseo-alba), rosa (Grazielodendron riodocensis) e roxo (Tabebuia heptaphylla).

Durante toda a manhã, o movimento foi grande no local e com gente saindo dali com um bom número de mudas. Foi o caso do taxista Carlos Alexandre Brito, de 45 anos, que levou cinco espécies diferentes. “Já denunciei desmatamento onde moro, tem gente que arranca plantas do lugar, isso é péssimo. Procuro replantar cada uma que retiram, e o trabalho deste programa é fundamental porque estimula as pessoas a plantar sempre mais”, reforçou Carlos, que mora em Bambuí.

Para o ambulante Sidnei Barbosa, de 24 anos, morador da Mumbuca, a iniciativa ajuda a melhorar o meio ambiente. “Assim vai ter mais sombra e a gente vai fritar menos no sol”, brincou ele, que levou para casa mudas de ipê rosa e branco. Também moradora da Mumbuca, a dona de casa Nilza Batista de Souza levou um ipê branco e uma aroeira para o seu quintal. “Minha casa parece uma floresta de tantas plantas que tenho, mas acho que tem que ter mais ainda ações como essa”, opinou Nilza, de 64 anos.

Já a atendente Ana Júlia Costa dos Santos, de 47 anos, levou ipês branco e roxo para o irmão e uma acácia imperial para sua casa, no Espraiado. “A gente está precisando disso, plantar muito”, resumiu. A próxima doação de mudas do programa está marcada para o dia 20/04 na Praça do Barroco, em Itaipuaçu. A última passagem da tenda no mês de abril será próximo ao mercado de Ponta Grossa, no dia 27, sempre a partir das 9h30.

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here