Mudas nativas da Mata Atlântica foram distribuídas nesta quinta-feira em Guaratiba - Foto: Clarildo Menezes

Na semana em que completou três anos de atividade e ultrapassou a marca de 18 mil doações de mudas de espécies nativas da mata atlântica, o programa Maricá+Verde, da Secretaria de Urbanismo e Meio Ambiente, teve sua tenda montada em Guaratiba nesta quinta-feira (23/03). Entre as 70 mudas que estiveram disponíveis aos moradores no local conhecido como Praça dos Pescadores, havia Oiti (Licania temerosa), Acácia Imperial (Cassia fistula), Ingá (Inga fagifolia), Pau-Ferro (Caesalpinia enchinata), Guararema (Gallesia intergrifolia), Aroeira (Lithraea brasisiensis), Ipê Branco (Tabebuia róseo-alba) e Rosa (Grazielodendron riodocensis). No total, 46 mudas foram doadas.

As duas variedades de Ipê foram as mais procuradas nesta edição. Boa parte dos que passaram pela tenda levaram ao menos um exemplar desta espécie. Uma dessas pessoas foi a vendedora autônoma Maria Angélica Barbosa, de 61 anos, moradora da Ponte Preta. “Estou levando para fazer uma cerca viva no meu terreno. Acho muito bom ter esse projeto, ajuda a gente a cuidar da natureza. É algo necessário”, sentenciou ela.

Outra que levou dois Ipês brancos para casa foi Rogéria Cabral Henrique, de 58 anos, morador do próprio bairro. “Muito boa essa iniciativa da prefeitura, gostei de ver”. Houve também que levasse as mudas para o local de trabalho. Foi o caso de Danielle Miguez Cabral, de 38 anos, que é agente do Posto de Saúde de Guaratiba e também levou ipês. “Já tenho bastante dessas em casa, essas vão para o posto onde trabalho”, revelou. Na próxima quinta-feira (30/3), a tenda do Maricá+Verde vai estar na praça de Itapeba. A secretaria vai divulgar na próxima semana o calendário do programa para os meses de abril e junho.

 

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here