Imagem de beneficiária da Moeda Mumbuca
Maria Lúcia utiliza o benefício para compra de alimentos e remédios para seus dois filhos - Foto: Fernando Silva

A Moeda Social Mumbuca, primeira Moeda Social com cartão de débito do Brasil, completou três anos. Implantada em dezembro de 2013 e mantida pelo atual governo hoje transfere 85 Mumbucas (equivalente a R$ 85), a mais de 14 mil beneficiários em Maricá. Segundo o secretário de Economia Solidária, André Braga, esse programa de “finanças solidárias” é uma importante ferramenta de aquecimento da economia local e de combate a pobreza.

O secretário afirma que a Moeda Mumbuca é responsável por gerar postos de trabalho e renda, e que atualmente o seu investimento municipal mensal é de mais de R$ 1,4 milhão. “Começamos janeiro de 2017 dando continuidade e investindo na Moeda Social Mumbuca. Hoje houve a recarga do beneficio como acontece todo dia 5 de cada mês, e por isso é com muito prazer que eu falo que a moeda social Mumbuca é referencia de inclusão social, porque afeta a vida das pessoas, transforma e melhora a qualidade de vida delas”, ressaltou.

Moradora do bairro Pedreiras, Maria Lúcia, de 38 anos, utiliza a Moeda Mumbuca para compra de alimentos e remédios para seus filhos menores. “É muito bom poder contar com esse benefício. A recarga nunca atrasou. Utilizo muito na farmácia e sacolão, mas também compro chinelos para as crianças e outras coisas no mercado”, afirmou a beneficiária.

A dona de casa Silvana Almeida, de 41 anos, faz parte do programa desde o início e afirma que o beneficio é um complemento importante para o seu orçamento, principalmente no que se refere a gastos com medicamentos. “Me ajuda muito. Eu compro muita coisa, inclusive remédios para os meus netos. A farmácia é o lugar onde eu mais utilizo o cartão”, ressaltou. Silvana afirmou, ainda, que se sente segura em utilizar a Moeda Eletrônica. “Acho muito seguro. Sempre ando com o meu cartão. É melhor que sair com dinheiro no bolso, afinal o cartão tem senha, dinheiro não”. A dona de casa também fez uma sugestão. “Muita gente depende deste cartão para comprar alimento. Aumentar o número de mercados que aceitem a Mumbuca seria o ideal”, sugeriu.

Ao todo são quatro os programas que fazem parte dessa economia popular e solidária. Renda Mínima Mumbuca (o maior dos quatro), Renda Mínima Jovem Solidário, Renda Mínima Gestante e o Renda Básica Cidadania. Juntos esses programas fecharam 2016 representando um investimento total de R$ 16,1 milhões. “Não existe nenhum parâmetro de comparação que chegue perto dessa politica de finanças solidárias que é praticada aqui em Maricá. Para 2017 o desafio é consolidar o Renda Básica Cidadania e realizar melhorias no sistema já existente como a implantação de cartões com chip, por exemplo, aumentando ainda mais a segurança e os serviços disponíveis para os beneficiários”, informou o secretário.

Outro desafio apontado é a ampliação do número de estabelecimentos que aceitam a Moeda Eletrônica. “Atualmente temos ao todo 119 estabelecimentos comerciais credenciados, que recebem a Moeda Mumbuca. São farmácias, papelarias, pequenos mercados, hortifrútis, entre outros. Esse ano vamos buscar ampliar consideravelmente o número de mercados credenciados para melhor atender os usuários”, finalizou.

Este conteúdo é protegido.