Imagem de alunos plantando mudas na EM Jacinto Caetano
Vinte e cinco alunos da EM Jacinto Luiz Caetano, no Caju, fizeram plantio de mudas na unidade - Foto: Divulgação

Alunos das escolas municipais de Maricá estão vivenciando a arte de produzir o próprio alimento para consumo, através do programa de Agroecologia que produz hortaliças agroecológicas sem nenhum tipo de pesticida. A iniciativa faz parte do convênio entre a Prefeitura e a Cooperativa de Trabalho em Assessoria a Empresas Sociais em Assentamentos de Reforma Agrária (Cooperar), ligada ao Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) e integra o Programa “Maricá Popular Construindo uma Soberania Alimentar”.

No último dia 24/10, 25 alunos do 4º e 5º ano e professores da Escola Municipal Jacinto Luiz Caetano, no bairro Caju, participaram de um curso de implantação de horta agroecológica, adubação orgânica, manejo ecológico de pragas e doenças, além de atividades de educação ambiental. A implantação de hortas também integrará a grade curricular das crianças. Os alimentos produzidos nas escolas farão parte do próprio cardápio das merendas escolares distribuídas aos alunos.

De acordo com as secretarias adjuntas de Educação e de Agricultura e Pesca, o projeto também é desenvolvido em outras cinco escolas da cidade: Cônego Batalha, Benvindo Taques Horta, Vereador Levy Carlos Ribeiro, Professora Dirce Marinho Gomes e também na escola da comunidade indígena de Itaipuaçu. Outra instituição participante é o CAPS-AD, onde a horta agroecológica também cumpre um papel social de apoio ao tratamento dos usuários de álcool e drogas.

O prefeito Washington Quaquá comemorou os primeiros resultados do projeto e se emocionou ao ver os estudantes participando do plantio e cultivo dos produtos orgânicos nas escolas. “Uma nova sociedade se aprende na prática e a partir de uma educação transformadora em seu dia a dia. Vivi e trabalhei muito para ver isso em minha cidade! Valeu tudo que lutei na vida!”, comemorou.

Maricá também terá uma Unidade de Produção Agroecológica destinada à produção de alimentos saudáveis que serão processados por uma agroindústria e distribuídos para escolas, creches e hospitais do município. O excedente será comercializado em feiras nos bairros do município.

 

Este conteúdo é protegido.

1 COMENTÁRIO

  1. Bom dia
    Inicitiva otima se pelo menos. 10% das prefeito fizer esse papel. Nosso pais seria outro. Parabens otimo governo
    Vc tem excelente equipe cordenando seu trabalho. Todos parabens nota10000000000000000000000000000000′

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here