Maricá + Verde ganha reforço do Viveiro Florestal Municipal com a produção de mudas

O projeto “Maricá + Verde” ganhou um importante reforço. Na manhã desta sexta-feira (01/07), a Secretaria Adjunta de Meio Ambiente inaugurou o Viveiro Florestal Municipal no bairro Caxito. O canteiro fica num espaço dentro da Secretaria Executiva de Infraestrutura e tem capacidade para produzir 35 mil mudas por ano. O funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h, e espaço servirá como ponto de apoio para a população retirar mudas gratuitas para plantio. São mais de 40 espécies de árvores nativas. A estimativa é de que mil mudas sejam doadas por mês.

O secretário adjunto de Meio Ambiente, Guilherme Di César da Mota e Silva, ressaltou a importância da produção de mudas na cidade. “Com as mudas produzidas na região de plantio temos menos perdas. Elas são cultivadas aqui e passam por um processo de rotatividade dentro do viveiro que melhora a adaptação climática”, disse. A irrigação do canteiro é toda automatizada, dispensando a necessidade de funcionários para molhar as mudas. Todo o procedimento é controlado por um timer que irriga automaticamente o viveiro.

O projeto será ampliado para alunos da rede municipal de ensino como parte de uma parceria de Educação Ambiental nas escolas. Um cronograma de visitas ao viveiro municipal será programado.