Alunos da rede municipal se encantam com peça teatral sobre reciclagem no CEU

Participaram da atividade lúdica cerca de 100 crianças das escolas municipais Joaquim Eugênio e Retiro

Um espetáculo pela sustentabilidade tomou conta do CEU nesta quinta-feira (11/06). A peça teatral “La-tinha”, encenada pela produtora Lacraia’s Produções, cativou as crianças das escolas E.M. Joaquim Eugênio e E.M. Retiro com um show de diversão, mas também de engajamento ao abordar o tema da reciclagem.

A peça teatral – que conta com um elenco de cinco atores e um grupo de bonecos feitos de material reciclável – animou a plateia desde o início até o final. As crianças acompanharam com muita atenção os bonecos cantando e explicando de forma educativa sobre a importância da coleta do lixo. Cerca de 100 alunos participaram de forma direta na peça, ajudando a recolher os objetos espalhados no cenário e jogando nas lixeiras que os próprios atores carregavam.

Perceu Silva, ator e diretor do espetáculo, falou do significado de mostrar de forma divertida às crianças a importância da conscientização ambiental através do teatro. “O que fazemos é arte, e a arte transforma o ser humano. Seja qual for a linguagem a arte faz com que a criança se sensibilize e mude o comportamento. É um trabalho divertido que transmite a questão da consciência, da coleta coletiva e de manter o ambiente limpo. Tenho orgulho de fazer parte disso”, disse Perceu, adiantando a produção de um novo espetáculo, o "Dona Dengosa", que terá como tema a dengue.

O secretário municipal adjunto de Meio Ambiente, Guilherme Mota, ressaltou a importância do primeiro contato das crianças com um tema de relevância mundial. “Todas as formas de educação ambiental são válidas para a criação de uma consciência, e nossas crianças estão tendo um acesso positivo à informação. Acredito que essa nova geração irá desempenhar um papel determinante na busca por uma relação mais harmoniosa com o meio ambiente. Um espetáculo como esse precisa ser visto por todos”, finalizou.