Trechos do futuro sistema binário da região litorânea recebem pavimentação

Outras onze vias de Cordeirinho recebem pavimentação ainda nessa semana.

Prefeitura quer municipalização ou gestão compartilhada da RJ-102 (Avenida Maysa)

Depois das melhorias realizadas em doze ruas de Cordeirinho no ano passado, outras onze vias do bairro da região litorânea de Maricá estão recebendo pavimentação nesta semana. A principal intervenção ocorre nas ruas 99 e Beira de Lagoa (até a altura da 107), que  farão parte do sistema binário de trânsito a ser implantado ainda este ano. As ruas transversais que dão acesso à praia também estão sendo asfaltadas entre a 106 e a Santa Sofia (antiga 89).

No fim de 2013,  o trecho entre as ruas 107 e 114, que vai compor o novo sistema de tráfego, já tinha sido pavimentado. De acordo com o secretário de Obras Fernando Rodovalho, as intervenções tem realmente o intuito de preparar a região para receber o sistema. Após a conclusão, vão faltar apenas dois trechos da via para que o novo eixo viário esteja pavimentado: cerca de três quilômetros entre Ponta Negra e Cordeirinho, e outro com aproximadamente a mesma distância de lá até Guaratiba.

Outra informação sobre o sistema binário da região litorânea é que a gestão pode se tornar inteiramente municipal. Um ofício enviado, em janeiro, ao Departamento de Estradas de Rodagem (DER-RJ) solicita a municipalização da Avenida Maysa – na verdade, um trecho da rodovia estadual RJ-102, entre a Barra de Maricá e Ponta Negra. O documento propõe ainda que, caso a gestão apenas pelo município não seja possível, os dois governos compartilhem a administração da via. O DER ainda não enviou uma resposta ao ofício.

Pindobas – Mais uma alternativa de trânsito está sendo criada para os motoristas, desta vez pela zona rural. A Secretaria de Obras de Maricá pavimentou o trecho inicial da Estrada de Pindobas, que liga o bairro de mesmo nome à rodovia RJ-106, na altura do quilômetro 26,5.  No mesmo local está sendo instalado uma passarela de pedestres.

De acordo com o secretário Fernando Rodovalho, o asfaltamento vai prosseguir pela via Caminho do Caxito, assim conhecida na cidade, que dá acesso ao bairro e contorna o Jardim Nova Metrópole, chegando até a Estrada do Caxito, que já é pavimentada.