Últimas vigas da ponte da Barra são montadas

0
1400

As últimas vigas que compõem a estrutura da ponte da Barra de Maricá foram instaladas ontem (15/8), iniciando o estágio final da construção da ponte. A equipe finalizou a operação à tarde e teve o auxílio de dois grandes guindastes.

A movimentação exigiu controle e precisão dos dois operadores de guindaste, que obedeciam às ordens passadas através de sinais. A cada manobra, o trânsito tinha de ser interrompido no local. Os técnicos da empresa responsável pela fase de montagem da ponte informaram que levarão cerca de quinze dias para concluir a colocação das lajes que vão compor o piso, construir os guarda-corpos para travessia dos pedestres e realizar todo o trabalho de pavimentação das pistas.

Depois dessa etapa, serão preparados os acessos à ponte. A intervenção ficará a cargo das secretarias municipais de Obras e de Urbanismo e deve durar dois meses. De acordo com o subsecretário de Ordenamento Urbano, Dalton Vilela, houve alterações no projeto do entorno da nova ponte, que passarão pela aprovação do prefeito Washington Quaquá. Uma das mudanças prevê que o acesso principal à ponte, para quem vem do centro de Maricá, seja pela Rua João Frejat (antiga rua 13) – e não mais cortando o trecho inicial da restinga de Zacarias.

“Estamos avaliando duas hipóteses: liberar o trânsito na ponte logo depois de preparar as cabeceiras ou aguardar a urbanização dos dois lados da via”, explica o secretário de Obras Fernando Rodovalho, que, assim como Dalton, passou os últimos dois dias acompanhando o andamento dos trabalhos. “De
qualquer forma, a ponte deve ser entregue, no máximo, entre o fim de outubro e o início de novembro deste ano”, acrescentou Rodovalho.  

O projeto de urbanização prevê a criação de espaços de estacionamento, áreas de lazer nos dois lados e a revitalização da quadra poliesportiva, que fica atrás do Destacamento de Policiamento Ostensivo (DPO) da Barra. Outra providência será o bloqueio, na altura da ponte, da Rua João Joaquim da Costa, que fica às margens da lagoa e é utilizada historicamente como principal acesso à região litorânea de Maricá.

A ponte da Barra terá 172 metros de extensão e integrará o Centro aos bairros de Guaratiba, Cordeirinho, Bambuí e Ponta Negra. Há um estudo para a implantação de um canal com eclusa para permitir maior circulação e renovação da água do complexo lagunar com o mar e, consequentemente, a oxigenação da água, principalmente em períodos de estiagem.