Maricá no clima da Rio+20

0
991
Posto móvel do projeto Ecoampla, da concessionária de energia elétrica Ampla,integra o evento.

A Rio + 20 terminou na semana passada, mas é agora que os frutos do evento começam a aparecer. Depois de participar de debates, exposições e oficinas, a equipe da Secretaria Municipal de Ambiente quer multiplicar, em Maricá, os conhecimentos adquiridos na conferência, que reuniu milhares de chefes de estado, pesquisadores e curiosos no Rio de Janeiro entre os dias 13 e 22 desse mês.

A ação “Maricá no Clima da Rio + 20”, que acontece 13 de julho na praça Orlando de Barros Pimentel, no Centro, é uma das formas de compartilhar essas informações com a população. Das 9h às 15h, profissionais da secretaria farão demonstrações de uso de materiais recicláveis e vão promover a chamada “troca sustentável”, na qual as pessoas poderão trocar objetos usados, entre eles roupas, livros, sapatos, bijuterias e peças de decoração, por objetos deixados por outras pessoas.

– Essa é uma maneira de promovermos o consumo sustentável. Pode-se trocar uma blusa por um livro, por exemplo. Quem quiser participar pode trazer seus objetos no próprio dia da ação – explicou a subsecretária de Meio Ambiente, Deborah Dias.

Haverá, ainda, inscrições para oficinas oferecidas na secretaria e um jogo interativo com perguntas sobre o ecossistema da cidade, com cinco perguntas. Quem acertar três ganha uma muda de planta nativa da Mata Atlântica, típica da região.

Parceria com a Ampla

A iniciativa terá a parceria da empresa Ampla, que trará um posto de coleta do projeto EcoAmpla para a cidade. Quem trouxer materiais recicláveis, como papel, revistas, jornal, embalagens Tetrapak, latas de alumínio, sacolas plásticas, garrafas PET ou de vidro e óleo usado de cozinha, entre outras coisas, poderá ganhar um bônus na próxima fatura de energia. É preciso levar a conta de luz e um documento de identificação do titular para fazer o cadastramento no programa e garantir o desconto. Vale lembrar que o lixo deverá ser entregue limpo e seco para que possa ser pesado.

Além disso,  uma equipe da Ampla dará uma palestra no dia 13 sobre consumo consciente de energia elétrica. Todos os clientes da concessionária que levarem a última conta de luz paga receberão uma lâmpada econômica.