Secretarias municipais unidas para recuperar rio Mumbuca

Fabiane (à direita) aplica em casa o que aprendeu no curso de Construção e Reparos

Oito secretarias da Prefeitura de Maricá estão se unindo para revitalizar o rio Mumbuca, um dos mais importantes do sistema lagunar da cidade. A proposta de recuperação de toda a extensão do rio, desde as nascentes no Silvado até sua foz na lagoa de Araçatiba, será apresentada nesta quarta-feira (23/2) durante a reunião do Conselho Gestor de Proteção e Conservação Ambiental do município. O intuito é conseguir para o projeto recurso como do ICMS ecológico.

Tendo à frente a Secretaria de Ambiente e Urbanismo, o trabalho terá a participação também das pastas de Obras, Educação, Agricultura e Pesca, Assistência Social, Gestão e Metas, Projetos Especiais e Assuntos Federativos. O grupo pretende buscar ainda outras parcerias com empresas como a Petrobras e órgãos como a COPPE-UFRJ.

De acordo com a Secretaria de Ambiente, o projeto prevê o plantio de aproximadamente 560 mil mudas da chamada mata ciliar, que cresce naturalmente nas margens do rio. Antes dessa etapa, haverá ainda o cercamento da área a ser recuperada (cerca de 223 hectares) e a limpeza propriamente dita do leito.

“Para nós, o mais importante será recuperar a faixa marginal de proteção das nascentes e o tratamento de 70% dos efluentes que chegam ao leito. Mas esse é um trabalho de recuperação que envolve, principalmente, educação ambiental. Para isso, vamos buscar maior acesso às casas no entorno do rio, além das parcerias para a parte de saneamento”, afirmou Carlos Eduardo Marins, gestor ambiental responsável pelo projeto.

O órgão municipal solicita aos proprietários de terras próximas aos rios Mumbuca e Ubatiba (nome dado ao curso desde o Silvado até o ponto de captação de água da Cedae) que entrem em contato para obter mais informações sobre o trabalho. O telefone da Secretaria de Ambiente é 2637-8085.