A Guarda Municipal de Maricá tem se mostrado uma instituição que verdadeiramente abraçou a responsabilidade de cuidar de todos que moram ou visitam a cidade. Com diversas ações, principalmente durante o período da pandemia da Covid-19, em que a cidade, assim como todo o país sofreu bastante, nossos guerreiros se desdobraram e se superaram em cumprir a missão de cuidar e proteger o patrimônio mais valioso da cidade, o nosso povo.

“Não posso deixar de sublinhar o trabalho de nossa Guarda Municipal tão incansável e comprometida em proporcionar as melhores condições de segurança e maior conforto para o maricaense neste período sempre mais atribulado”, ressalta o prefeito de Maricá, Fabiano Horta.

Com efetivo de 173 profissionais, em média 20 a 25 guardas municipais se revezam entre as atividades diárias de patrulhamento pelos bairros da cidade e no auxílio aos pedestres na RJ 106 que, apesar de ser uma rodovia estadual, está sob os cuidados do município.

Vidas preservadas na RJ 106

A atuação na RJ 106, no trecho do bairro de Inoã, está sendo fundamental para minimizar os impactos e evitar a ocorrência de acidentes graves. Já são quase 50 dias em que esses profissionais têm se dedicado a orientar pedestres e condutores, diante da nova dinâmica do trânsito no local com o aumento do fluxo de veículos.

“Nossos heróis de farda seguem presentes, incansáveis, cumprindo a missão que lhes foi dada e seus princípios de atuação. Não há como mensurar a quantidade de vidas que foram preservadas nesse período, considerando o risco iminente de acidentes que poderiam acontecer no local sem a intervenção da Guarda Municipal”, frisa o comandante da instituição, Jean Medeiros.

E o trabalho dos agentes não para por aí. Eles marcam presença nas barreiras sanitárias, em forças tarefas, apoiam diversas secretarias municipais, demonstrando o sentimento de integração com a gestão pública e entendendo a importância de fazer parte de cada momento estratégico necessário para manter a ordem pública em Maricá, seja em dias comuns ou em feriados prolongados, como o réveillon.

Além de diversas ações de conscientização para fazer cumprir as orientações de retomada da economia e da vida social das pessoas, os agentes sempre dialogaram e buscaram soluções amigáveis, demonstrando amadurecimento e sensibilidade do quão difícil se tratava cada fase da pandemia vivida pelo município.

Heróis de farda

Quando a cidade de Maricá mais precisa de ajuda, são esses heróis de farda azul marinho, portadores da bandeira do município no braço, os primeiros a compor a linha de frente em prol do cidadão maricaense.

“Os guardas municipais participam da dinâmica social e da história que nossa linda cidade tem construído, não se eximindo das responsabilidades, mas carregando a mensagem que a cidade e a gestão pública podem contar conosco, da mesma maneira que desejamos contar com vocês”, afirma o comandante da Guarda Municipal de Maricá, que faz questão de agradecer o empenho e parceria de cada profissional.

“Parabéns e muito obrigado a estes companheiros que tem construído em conjunto com os demais colaboradores, uma Maricá melhor para cada um de nós”, conclui Jean.