Foto: Marcos Fabrício

Alimentos produzidos localmente destinados à nutrição da população. Com esse objetivo, a Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Pesca, realizou, na terça-feira (24/08), a colheita de 1 tonelada de abóboras na Fazenda Pública Joaquín Piñero (Espraiado), quantidade distribuída ao Restaurante Municipal Mauro Alemão, em Inoã, que será aberto ao público na segunda-feira (30/08).

De acordo com o secretário da pasta, Julio Carolino, a entrega da primeira remessa de abóboras às instalações do novo restaurante público mostram o pioneirismo de Maricá, com refeições no local a um preço acessível e produtos do próprio município.

“Hoje é um dia histórico para a Agricultura e Maricá como um todo. Recolhemos as abóboras e as entregamos direto ao Restaurante Municipal em Inoã, fazendo parte da alimentação do usuário. Outros restaurantes populares já existem pelo país, mas um restaurante municipal em que a prefeitura está produzindo parte do que será consumido é um grande diferencial”, ressaltou.

Carolino explicou também que outros legumes e hortaliças produzidos na Fazenda Pública serão destinados ao restaurante.

“Além das abóboras, levamos nessa remessa banana desidratada e aipim ao restaurante, mas queremos entregar também hortaliças em geral, como alface e couve. Pretendemos, com o decorrer do tempo, fazer com que a maioria dos produtos consumidos no espaço venham da Fazenda Pública Joaquín Piñero, adequando o cardápio à produção local”, completou.

Segundo a secretária de Economia Solidária, Rebeca Azevedo, envolvida no projeto do primeiro restaurante municipal de Maricá, as colheitas na fazenda são um trabalho produzido coletivamente que agora se expande, garantindo alimentação à população mais vulnerável no espaço construído em Inoã.

“Construímos o Restaurante Popular Mauro Alemão seguindo a palavra que compõe o nome da secretaria, que é solidariedade. Por isso, é muito bacana participar da colheita do início ao fim do processo, contando com todos aqui e levando os alimentos ao restaurante. Dessa forma, garantimos que a população está sendo alimentada pelos produtores do município, unindo uma alimentação saudável à política de segurança alimentar”, concluiu.