Pouco mais de um mês depois da instalação dos primeiros pilares e rampas, a construção pela Prefeitura da nova passarela de São José de Imbassaí  tem mais um avanço nesta semana. A equipe responsável pela obra realizou uma escavação na divisória das pista da rodovia RJ-106, na altura do quilômetro 22, para receber o pilar central da passagem. O buraco de 3 metros de largura e 3 metros de profundidade passa ainda por uma concretagem onde será feita a fundação.

A peça deverá ser instalada no local nos próximos dias, contendo 7 metros de altura e pesando 8 toneladas. O trabalho das equipes da autarquia Serviços de Obras de Maricá (Somar) começou ainda na noite desta terça-feira (26/11). Por conta desta intervenção, o fluxo de veículos no trecho vai permanecer em meia pista em ambos os sentidos até esta quinta-feira (28/11). A retenção em cada lado da rodovia pode chegar a um quilômetro.

A nova passarela, que terá uma extensão de 34 metros e 6,50 de altura, com rampas de 2 metros de largura de cada lado, começou a ser montada no dia 25 de outubro. As seis rampas e oito pilares, pesando até 10 toneladas, foram erguidas às margens da pista sentido Maricá. A mesma operação deve acontecer também junto à pista oposta e a previsão é que a travessia esteja pronta até dezembro. A chegada da passarela foi bem recebida pela população local, que desde o ano passado utiliza faixa elevada (‘traffic calming’) para atravessar.

O investimento do município, apesar de a rodovia ser estadual, é de R$ 1,5 milhão. Outras duas passarelas também estão previstas: uma próxima ao novo Hospital Municipal Dr. Ernesto Che Guevara (no km 23) e outra em frente à Escola Municipalizada Inoã, na altura do km 16.