Foto: Katito Carvalho

 

A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Saúde, promoveu no sábado (20/08) o Dia D de Multivacinação, atualizando a caderneta de 4.677 crianças e adolescentes menores de 15 anos. Do total, 3.172 receberam as vacinas de rotina e 1.505 receberam a dose contra a Poliomielite (paralisia infantil). A imunização ocorreu em todas as Unidades de Saúde da Família (USF) do município, com a aplicação de 18 tipos de vacinas, que protegem contra Tuberculose, Hepatite A, Hepatite B, Sarampo, Catapora, Meningite, Febre Amarela, Tétano, Rotavírus, entre outras doenças.

O “Dia D” faz parte da Campanha Nacional de Multivacinação que acontecerá até o dia 9 de setembro nas USF da cidade, vacinando o público infantojuvenil de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h. Nesse período, serão aplicadas todas as vacinas disponibilizadas pelo Sistema Único de Saúde (SUS) para esse grupo, ampliando a cobertura vacinal do calendário básico estabelecido no Programa Nacional de Imunização (PNI).

A gerente da USF Central, Bianca Soares, afirmou que a procura por vacinas foi grande durante o Dia D, indicando que os responsáveis se sensibilizaram, aderindo à campanha e levando os pequenos para se protegerem contra as doenças.

“O Dia D é um momento de mobilização que possibilita a atualização da caderneta de vacinação, ação fundamental para aumentar a proteção das crianças e adolescentes contra diversas doenças. Durante a pandemia, observamos atrasos na imunização dessa população, principalmente em relação às vacinas previstas no calendário básico, e esse momento contribui para melhorar esse quadro. A procura foi grande desde o início da manhã, mostrando que os pais e responsáveis se conscientizaram”, destacou.

Moradores movimentam as Unidades de Saúde no Dia D

Na USF Central, a procura por vacinas foi grande durante todo o dia, mostrando que os maricaenses se uniram à campanha. Carolina Trindade, de 35 anos, mora no bairro Pedreiras e levou os filhos Manuele, de 9, e Miguel, de 11, para se vacinarem. Ela garantiu que a vacinação traz mais segurança para o dia a dia dos pequenos, algo que foi evidenciado durante a pandemia.

“Foi maravilhoso poder vacinar meus filhos em um sábado, dia que facilita demais para nós. A Manuele e o Miguel receberam as vacinas contra a gripe e a febre amarela, sendo muito bem atendidos. É essencial aumentar a proteção contra as doenças, principalmente após momentos difíceis da pandemia de Covid-19, que nos comprovaram o quanto a vacinação é importante”, ressaltou.

Débora Brito, de 38 anos, é moradora do Parque Nanci e levou o filho para se imunizar. A maricaense disse que a mobilização em um sábado permite que mais pessoas participem e se protejam.

“Achei bem legal termos a campanha de multivacinação em um sábado na cidade. Aproveitei a oportunidade para que meu filho reforçasse a proteção contra várias doenças, recebendo quatro vacinas no total. O ato de vacinar é muito importante e fico feliz em vê-lo mais seguro”, concluiu.

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here