Foto: Yago Monteiro

A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Saúde, celebrou na terça-feira (17/08) o “Agosto Dourado”, mês de estímulo ao aleitamento materno, com uma série de atividades no São Pedro Futebol Clube, em Barra de Maricá. O evento reuniu profissionais e mulheres atendidas nas unidades de Saúde da Família (USF) de Guaratiba, Ponta Negra, Espraiado, Marinelândia, Bambuí e Barra, todas no segundo distrito da cidade.

A programação contou com rodas de conversa, esclarecimentos sobre mitos e verdades relacionados à amamentação, espaço sensorial, ensaio fotográfico, pintura na barriga das gestantes, área voltada à beleza feminina, alongamento, além de sorteios de prêmios — como cosméticos, serviço de manicure, design de sobrancelhas, revitalização facial e aplicação de tranças.

Alessandra Vallegas, enfermeira e uma das organizadoras do evento, afirmou que o encontro propôs um novo olhar sobre o aleitamento materno, unindo as mulheres que são acolhidas pelas USFs para um momento de troca de experiências, além de sanar dúvidas relacionadas à gestação.

“Ter um evento com essa temática é algo que traz muita felicidade, integrando ainda mais os profissionais de saúde às gestantes e puérperas. Com isso, orientamos e conscientizamos as mães sobre tópicos importantes, como o papel do aleitamento, cuidados no pré-natal e serviços oferecidos a essa população. É gratificante poder retomar as atividades distritais voltadas ao “Agosto Dourado” após momentos difíceis da pandemia, simbolizando a data com grande mobilização e oferecendo, também, ações que fortalecem a autoestima dessas mulheres”, destacou Alessandra.

Mulheres ressaltam a importância do encontro

A atividade teve grande adesão das mulheres assistidas pelas USFs do segundo distrito, o que reforça o papel da ação para conscientizar e propor cuidados qualificados em relação ao aleitamento materno. Uma das participantes foi Iara Medeiros, de 23 anos, moradora da Barra de Maricá. A puérpera disse que apoia a mobilização pelo “Agosto Dourado” e aproveitou a celebração para conhecer o espaço sensorial, propondo um momento de reflexões para as mães.

“Gostei muito do evento e só tenho a agradecer pelo atendimento que recebo na USF Barra, com uma equipe composta por profissionais maravilhosos e atenciosos. Durante a atividade, fui até o espaço sensorial e me surpreendi com uma área muito bonita, superando as expectativas. Tudo muito bem organizado!”, garantiu.

Tuane Pereira, de 24 anos, também participou da ação na Barra e acrescentou que a mobilização pela amamentação é essencial, algo que o encontro estimula e auxilia na conscientização.

“A ação do Agosto Dourado foi ótima, uma maneira de simbolizar a luta pela amamentação materna até os dois anos, o que eu apoio. Sou cadastrada na USF Bambuí há um ano e não tenho do que reclamar, sendo sempre bem atendida. Adorei poder participar desse dia de atividades”, concluiu.

Celebrações do Agosto Dourado na cidade

O Agosto Dourado começou de forma simbólica no município com o evento inicial na Igreja Athos 2, em Itapeba, no dia 9 de agosto. O encontro foi voltado às mulheres atendidas nas USFs do primeiro distrito da cidade e reuniu mais de 100 pessoas em programação diversa proposta pelos profissionais das unidades.