Codemar instala no aeroporto de Maricá um ecoponto para descarte correto de equipamentos eletrônicos. Foto: Leonardo Fonseca

A Prefeitura de Maricá, por meio da Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar), instalou no aeroporto de Maricá um ecoponto para descarte correto de equipamentos eletrônicos, como notebooks, celulares, gabinetes de computadores, tablets, baterias e pilhas. O projeto integra a campanha “Recicla Codemar”, lançada na última sexta-feira (12/08) em evento que reforçou o compromisso com as ações de consumo consciente e educação ambiental.

Após processo de triagem, classificação e separação feito pelas equipes, os resíduos são destinados à reciclagem. Serão recolhidos itens como ferro, plástico, cobre, alumínio e placas de circuito impresso. A proliferação dos chamados lixos eletrônicos é prejudicial ao meio ambiente, pois contém substâncias contaminantes, como chumbo, arsênio e mercúrio.

Para o superintendente de Sustentabilidade da Codemar, Ruan Azevedo, o ponto de coleta é a solução para incentivar o descarte correto de materiais eletrônicos “Muitas pessoas não sabem onde descartar aquele celular ou computador antigo que já não funciona há muito tempo. Aparelhos eletrônicos têm diversos materiais na sua composição que não são biodegradáveis e podem ser reciclados e usados como matéria-prima na fabricação de novos produtos”, explica.

Coleta

O Instituto Nova Ágora de Cidadania (Inac), organização da sociedade civil com sede em Itaipuaçu, será o responsável pela coleta dos equipamentos e por dar vida nova a eles. A ação integra o “Programa Computadores para Inclusão”, do governo federal, e tem o objetivo de apoiar e viabilizar iniciativas de inclusão digital por meio dos Centros de Recondicionamento de Computadores (CRC). Esses locais contam com espaços físicos adaptados para o recondicionamento e tratamento de equipamentos eletroeletrônicos e também realizam cursos e oficinas para pessoas em situação de vulnerabilidade social.

Serviço:

Local: Aeroporto de Maricá