Marcos Fabrício

A Secretaria de Trabalho e o Instituto Municipal de Pesquisa e Informação Darcy Ribeiro (IDR) formalizaram nesta sexta-feira (12/08) um termo de cooperação para a realização de pesquisas, que vão servir de base para as próximas ações da secretaria, como a abertura de novos cursos de qualificação profissional oferecidos pela Prefeitura de Maricá.

O secretário de Trabalho, Marcos Bambam, disse que a primeira demanda junto ao IDR é fazer um levantamento dos rumos seguidos pelas pessoas que se formaram em algum dos cursos do programa Qualifica Maricá. Com esses dados, será possível ajustar a demanda por vagas para as próximas etapas do programa. “Também poderemos, a partir desse levantamento, oferecer novos cursos que hoje não são contemplados no Qualifica, caso detectemos essa necessidade”, explicou.

Romário Galvão, presidente do IDR, destacou que a cooperação representa a preocupação da administração municipal com a qualificação profissional e um aprimoramento do trabalho da secretaria. “Estamos falando desta geração e das próximas, que precisam se preparar para esse mundo moderno do trabalho. Esta parceria busca construir medições pós-cursos, justamente para compreender os resultados na colocação desses alunos no mercado, na geração de novos empregos e desenvolvimento profissional dessas pessoas”, disse ele.

Já o diretor executivo do IDR, Alan Novais, lembrou também que o termo assinado nesta sexta prevê que a secretaria receba os dados coletados na etapa econômica do Censo da Cidadania, que está sendo realizado na cidade. “O censo levantou o número de empresas existentes na cidade e seus setores de atuação. Esses dados vão servir para que a secretaria desenvolva iniciativas de formação profissional com foco nas vagas disponíveis na cidade”, explicou.