A Prefeitura de Maricá, por meio da Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar), promove a partir das 10h desta sexta-feira (12/08) a primeira edição do projeto “Recicla Codemar”, no hangar 4 do aeroporto de Maricá. A iniciativa conta com ações de reaproveitamento de resíduos onde os funcionários da empresa e a população vão poder dar o descarte correto para materiais recicláveis (como papelão e garrafas pet), óleo de cozinha e lixo eletrônico, como pilhas e baterias.

Expositores vão exibir suas ações em sustentabilidade e meio ambiente que impactam toda a cidade, com o intuito de inserir o assunto no cotidiano dos moradores de Maricá, além de dar o destino correto ao lixo gerado dentro e fora da Codemar e incentivar cada colaborador a fazer o mesmo em sua residência.

“Ser sustentável é mudar hábitos antigos, pensando de maneira coletiva que aquela simples atitude, minimizando os danos sofridos pelo meio ambiente. Em nosso dia a dia podemos ter diversas atitudes simples e sustentáveis que podem diminuir este impacto, como reutilizar embalagens e inserir a reciclagem e a separação dos resíduos sólidos nas nossas casas”, explica o superintendente de Sustentabilidade da Codemar, Ruan Azevedo.

Participam como expositores as Unidades de Conservação; secretarias municipais de Educação e Agricultura, Pecuária e Pesca; Centro de Recuperação de Computadores (CRC); Projeto Aruanã, de monitoramento de tartarugas marinhas; Economia Criativa, Aequor (Laboratórios de Pesquisa e Inteligência Ambiental); Maricá+Verde, com distribuição de mudas nativas da mata atlântica; e Espaço Guararema, Organização Não Governamental (ONG) que desenvolve atividades de educação ambiental.