A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Saúde, promoveu na terça-feira (09/08), o evento inicial do Agosto Dourado, mês de incentivo e apoio ao aleitamento materno, reunindo profissionais da área, gestantes e puérperas na Igreja Batista Atos 2, em Itapeba. A ação de conscientização foi voltada às mulheres acompanhadas pelas Unidades de Saúde da Família (USF) do primeiro distrito da cidade e contou com rodas de conversa, peça teatral, ensaio fotográfico, serviço de maquiagem profissional e sorteios de brindes — que incluíram produtos cosméticos, itens de enxoval de bebê e artesanatos. Além disso, foram distribuídas mudas de plantas ornamentais, frutíferas e medicinais, iniciativa do Inova Agroecologia, parceria entre a Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar) e a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ).

A organizadora do evento, Ana Christina Escrivães, ressaltou o impacto das atividades que simbolizam o Agosto Dourado em Maricá, primordiais para conscientizar as mães sobre a importância de manter o aleitamento materno exclusivo até os seis meses, além de apresentar o trabalho de referência desenvolvido nas unidades de saúde direcionado a esse público.

“Neste ano, celebramos o Agosto Dourado com eventos distritais, abordando as particularidades dos grupos de cada localidade, o que teve início com essa atividade em Itapeba. Com isso, promovemos o aleitamento materno, ato tão importante e que garante nutrientes essenciais para o crescimento saudável do bebê, além de fortalecer o vínculo entre mãe e filho. O apoio de toda a comunidade é fundamental e com essa ação reforçamos que as USF estão preparadas para acolher essas mulheres, esclarecendo dúvidas e oferecendo suporte essencial nesse momento único”, afirmou.

Mulheres se unem à campanha

Cerca de 100 mulheres compareceram ao evento realizado em Itapeba, mostrando que a mobilização pelo Agosto Dourado no município deu resultados. A manicure Caroline da Silva, de 28 anos, é acompanhada pelos profissionais da USF Mumbuca há três anos. A jovem garantiu que as atividades no mês do aleitamento materno são muito importantes, lembrando também que a assistência oferecida pelas unidades de saúde fazem toda a diferença para as mães.

“O Agosto Dourado é uma campanha fundamental pela nossa saúde e das crianças. Amamentei meu filho até os seis meses de idade, atitude que contribui para combater doenças e fortalecer a imunidade. Aproveitei bastante o evento, que nos ofereceu muito apoio, e o que mais gostei foram os sorteios e o ensaio fotográfico. Sou acompanhada pela USF Mumbuca e só tenho a agradecer pelo ótimo acompanhamento, com profissionais super presentes na minha vida e que fazem a diferença no meu dia a dia”, garantiu.

Luciana Conceição, de 46 anos, é assistida pela USF Ubatiba e garantiu que apoia o aleitamento materno, algo que o encontro simboliza, além de contribuir para conscientizar mais mulheres.

“Achei ótimo poder participar do evento que representa o Agosto Dourado na cidade, onde fui sorteada com vários prêmios, uma maravilha. O aleitamento materno é muito importante e, inclusive, amamentei meus dois filhos por um período que ultrapassou os seis meses, que só trouxe benefícios. Agora estou esperando mais um bebê, que também será acompanhado na USF Ubatiba, onde sou atendida há seis anos, sempre com todo cuidado e carinho”, acrescentou.

Município conta com serviços de saúde específicos para mães e bebês

Em Maricá, o incentivo ao aleitamento começa já no pré-natal, com estímulo às mulheres grávidas a amamentar com leite materno. A cidade também conta com atendimentos médicos destinados às puérperas (mães que tiveram filhos recentemente), com avaliação do processo de amamentação por profissionais especializados e visitas domiciliares.

O município possui um Centro Materno-Infantil,  no Posto Central, que também é um espaço de coleta de leite materno e funciona, de segunda a sexta, das 8h às 17h. Além disso, há polos de triagem neonatal em cada distrito, nas USF Elenir Umbelino de Mello (no Flamengo), Ponta Negra, Inoã II e Barroco, que realizam testes do pezinho, da orelhinha, da linguinha e vacinação contra a tuberculose (BCG).

Em outra frente, na maternidade do Hospital Conde Modesto Leal, no Centro, há um neonatologista (médico que atua nos cuidados específicos com recém-nascidos) por plantão, auxiliando no momento do parto e no período de amamentação, oferecendo também orientações essenciais para o dia a dia dessas mulheres.