Anselmo Mourão

A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Turismo, promoveu neste fim de semana (06 e 07/08) mais uma edição do Espraiado de Portas Abertas. O feijão guandu, tradicional nas áreas rurais de Maricá, foi o prato escolhido entre outras opções de gastronomia. Feiras de artesanato e shows musicais também fizeram parte do evento, que aconteceu em toda a extensão da área rural do bairro Espraiado.

No local, houve a comercialização de caldos, massas, petiscos em geral, bebidas, doação de mudas, além do guandu e diversos tipos de artesanato da Feira da Agricultura Familiar e da FeirArte, como crochê, patchwork, trabalhos em feltros e quadros, distribuição de horta no coco e banana desidratada, além de shows com artistas locais, como a Bruna Mandz, Raquel Fonseca e Dida Show.

A sede das Unidades de Conservação de Maricá também ficou aberta com diferentes atrativos, como o EcoMuseu Bertha Lutz – onde teve uma visita guiada mostrando espécies de peixes e insetos da região. As ecobikes gratuitas ficaram disponíveis para quem quisesse pedalar pela região, e o projeto Maricá+Verde distribuiu mudas nativas da Mata Atlântica.

Evento atrai turistas e moradores

Moradores e visitantes puderam adquirir mudas de capim limão e participar de visitas gratuitas da Capela de São Jorge até a Fazenda Pública Joaquín Piñero. Para a criançada, teve um parquinho infantil

Morador do Centro de Maricá, Wagner de Paula, de 41 anos, foi conhecer o espaço com sua família e ficou encantado pela história e a vegetação do bairro. “Eu sou da roça e amei conhecer esse espaço. Peguei muitas dicas, pois tenho um pequeno espaço em casa onde cultivo meus legumes e minhas verduras. Almocei com a minha família um feijão guandu maravilhoso e agora vou curtir um pouco do show”, comentou.

Anderson dos Santos, 41 anos, morador do Bananal, destacou a importância da valorização da cultura local. “O Espraiado de Portas Abertas é um projeto grandioso. Primeira vez que venho na fazenda e fiquei bem surpreso com a história e com o local. Achei incrível essa visita!”, disse.

Sobre o feijão guandu

Cultivado até hoje por alguns moradores, na maioria das vezes em pequenas plantações para uso próprio, o guandu é considerado um feijão raro, apesar de ser muito utilizado na culinária, e é conhecido também por sua semelhança com a vagem. A cultura deste tipo de feijão já foi muito comum no Espraiado e chegou a ter produção em grande escala.

Ele pertence à família das leguminosas e é caracterizado por ser muito nutritivo e rico, por exemplo, em vitamina A. Além disso, ele tem um papel fundamental na agroecologia, funcionando como um importante adubo natural.

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here