A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Educação, inicia na próxima segunda-feira (08/08), a 1ª edição do curso “Povos Indígenas no Rio de Janeiro: educação para as relações étnico-raciais, por uma educação antirracista”, em parceria com a Faculdade de Educação da Baixada Fluminense, Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj – Caxias) e o Programa de Educação sobre Negros e Indígenas na Sociedade Brasileira da UFF.

Com 80 horas/aula, a capacitação gratuita tem formato virtual e é voltada para os profissionais de educação do município, com o objetivo de aperfeiçoar as práticas pedagógicas sobre história, cultura e direito dos povos indígenas do Rio de Janeiro.  Os participantes terão uma vivência presencial que será realizada nas aldeias Mata Verde Bonita, em São José do Imbassaí, e Sítio do Céu, em Itaipuaçu.

O curso terá a participação da cacica da aldeia Mata Verde Bonita de Maricá, Jurema Nunes de Oliveira; Dinaman Tuxá, coordenador executivo da Articulação dos Povos do Brasil (APIB); Vanderlei da Silva, liderança na aldeia Tekoa Ara Hovy; Marize Vieira, presidente da Associação Indígena Aldeia Maracanã (AIAM); e Leandro Kuaray, professor na Escola Municipal Indígena Guarany Para Poty Nhe’ Ë Já, em Maricá.