Foto: Marcos Fabrício

A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Políticas Inclusivas, comemora um ano com mais de 600 atendimentos do programa Psicovida, núcleo de apoio psicossocial com ênfase no amparo psicológico. Por meio desse serviço, a Secretaria compreende as dinâmicas e processos da vida do atendido, com o objetivo da inclusão social. O programa realizou 622 atendimentos individuais e 173 encontros em grupo no período de julho de 2021 até julho de 2022.

“O programa recepciona as pessoas, realizando o acolhimento pelo serviço social e posteriormente às encaminha ao apoio psicológico com uma perspectiva humana, solidária e inclusiva, com um grupo de profissionais, entre eles, assistentes sociais, nutricionistas, pedagogos e psicólogos. O equipamento psicossocial é destinado a apoiar o ser humano que se encontra num quadro de vulnerabilidade extrema ou exclusão”, disse o secretário de Políticas Inclusivas, Clauder Peres.

Os atendimentos são organizados em módulos especializados, definindo a função das necessidades dos atendidos: estresse, ansiedade, perda, luto, idosos e seus familiares, egressos prisionais, violência, vulnerabilidade social, gestão de dinâmicas e cuidados familiares. Assim, o programa é oferecido por meio de atendimentos psicoterapêuticos voltados para jovens, adultos, idosos, egressos prisionais e seus familiares. As inscrições podem ser feitas na sede da Secretaria de Políticas Inclusivas. É necessário que o interessado preencha um formulário de primeiro atendimento com dados atualizados.

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here