Aula inaugural para os 63 novos agentes aprovados no concurso da Defesa Civil de 2019. Foto: Evelen Gouvêa

A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Proteção e Defesa Civil, promoveu nesta segunda-feira 1º de agosto, a aula inaugural para os 63 novos agentes aprovados no concurso da Defesa Civil de 2019. Os servidores se somam aos outros 57 agentes do quadro efetivo, totalizando 120 profissionais.

Durante a cerimônia, que aconteceu no Cine Henfil, no Centro, foi exibido no telão um vídeo institucional com imagens das principais atividades realizadas pela equipe, como salvamentos no mar, barreiras sanitárias, ronda lagunar, resgate com manobras de ressuscitação, ação de prevenção a incêndio em vegetação, apoio à tragédia de Petrópolis e o trabalho durante a forte chuva que atingiu o município em abril deste ano.

Curso de formação

O secretário de Proteção e Defesa Civil, Fabrício Bittencourt, explicou que os novos agentes passarão por curso de formação com duração de 60 dias e farão ainda um estágio remunerado no fim de semana. Entre as disciplinas, estão o estatuto do servidor público, regulamentação da legislação do plano de cargos e salários, normas técnicas de vistoria, noções básicas de hidrologia, engenharia, geologia, corrida, natação, salvamento e prevenção em afogamento, entre outras.

“O ingresso desses novos agentes vai melhorar cada vez mais o atendimento à população de Maricá, como maior cobertura da nossa extensa orla marítima, vamos fazer vistorias com mais celeridade nas casas com risco de desabamento e todas as atividades que envolvem a Defesa Civil. Hoje é um marco muito importante”, disse.

O secretário de Ordem Pública e Gabinete de Gestão Institucional, Julio Cesar Veras, falou sobre a importância do aumento do efetivo e ressaltou o trabalho realizado em conjunto com a Defesa Civil.

“Deu para perceber aqui nessa primeira aula que estão todos entusiasmados. Acho que vai agregar muito ao município, pois são quadros novos que estão chegando. A Defesa Civil e a Ordem Pública caminham muito em conjunto e as demandas são praticamente as mesmas. Essa parceria é fundamental e eu estou muito contente”, afirmou.

Novos agentes

Recém-aprovado no concurso, o professor de educação física e agora agente da Defesa Civil, Danilo Gomes da Rocha, de 29 anos, estava feliz e ansioso pelo momento. “É muita felicidade. Todos nós sabemos a luta que passamos, de tanto treinamento, dificuldade, caídas no mar e lagoa. Foram muitos processos para hoje estar aqui no primeiro dia de aula. Estou nervoso e ansioso”, disse.

Morador de Itaboraí, Lucas Castro dos Santos, de 27 anos, disse que passar no concurso foi a realização do seu sonho. “É um alívio muito grande porque foram muitos dias de treinamento e perrengues dentro do mar treinando. Eu sempre sonhei ter um cargo público e realizar esse sonho me deixa muito feliz”, contou ele, que também é professor de educação física.

Árbitro de futebol e agora agente da Defesa Civil, Carlos Tadeu dos Oliveira, de 24 anos, contou como fez para treinar para a prova prática quando o acesso às praias foi proibido no auge da pandemia da covid-19. “Meus amigos e eu nadamos em uma piscina de seis metros que tem na casa da nossa avó com o nado estacionado, uma borracha colocada na borda da piscina para praticar o nado parado. Da maneira que foi possível, fomos adaptando o nosso treinamento e, no final, valeu a pena”, declarou.

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here