Foto: Divulgação

A secretária de Saúde de Maricá, Solange Oliveira, visitou na manhã desta segunda-feira (01/08) a Unidade de Saúde da Família (USF) Chácara de Inoã, que atende mais de seis mil pessoas na região do terceiro distrito. O objetivo foi verificar os serviços oferecidos, ouvir as demandas da população e dos profissionais da unidade, além de propor soluções efetivas para melhorar a assistência aos moradores em meio ao expressivo aumento de 324% nos atendimentos das USFs da cidade nos últimos dois anos.

A USF Chácara de Inoã registrou um crescimento de 70% no número de pessoas cadastradas nos últimos dois anos, de 4.083 usuários em fevereiro de 2020, período anterior à pandemia da Covid-19, para 6.995 atualmente. Com isso, a Secretaria de Saúde identificou a necessidade de ampliar o espaço com mais estrutura para quem utiliza os serviços da unidade.

“Embora seja uma unidade limpa, organizada e com equipes compostas por profissionais de excelência, a USF Chácara de Inoã é um exemplo de unidade pequena e que não está com os ambientes adequados para atender a sua população, após o crescimento. Essa unidade é própria e temos espaço no terreno para construir uma estrutura maior. Por isso, já estamos trabalhando em um projeto para criar um local mais amplo para atender à demanda de moradores da região”, destacou a secretária.

As visitas da equipe de gestão se tornaram rotina como parte dos esforços para aprimorar e qualificar a assistência em saúde oferecida pelo município, principalmente por conta do aumento da população da cidade, que levou, em dois anos, ao acréscimo de 100 mil pessoas cadastradas. No último mês, a secretária de Saúde esteve na USF Jardim Atlântico e Barroco, Inoã II, Ponta Negra e Guaratiba. Desta vez, a diretora de Atenção à Saúde da Fundação Estatal de Saúde de Maricá (Femar), Cláudia Rogéria de Lima; a superintendente de Atenção Primária à Saúde, Shirley Linhares; e a assessora de infraestrutura de logística da Secretaria de Saúde, Fernanda Beck, acompanharam a secretária.

Ampliação da rede segue em andamento

A Secretaria de Saúde definiu o local que vai sediar a nova Unidade de Saúde da Família (USF) Carlos Alberto Soares de Freitas, que atende os moradores do Minha Casa Minha Vida (MCMV) de Inoã. O espaço é bem próximo ao residencial e acessível a todos. O projeto da nova unidade está sendo executado e, em breve, os preparativos do terreno serão iniciados.

Em outra frente, também estão em desenvolvimento diversos projetos de fortalecimento da rede, como a nova Unidade do Serviço de Atenção Especializada (SAE), que está em fase final das obras, e novas instalações para as USF Ponta Negra, Carlos Marighella (condomínio Minha Casa Minha Vida de Itaipuaçu), Mumbuca e Caxito, que serão concluídas até o primeiro semestre de 2023. Posteriormente, serão entregues as unidades de saúde São Bento da Lagoa e Itaocaia Valley, em Itaipuaçu, além da USF Saco das Flores, todas em retomada das obras.

Recentemente a Secretaria de Saúde também iniciou os atendimentos da USF Elenir Umbelino de Mello, no bairro Flamengo, região central da cidade, que atende mais de oito mil pessoas.

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here