Foto: Divulgação

A Prefeitura de Maricá vai debater os caminhos da ciência no município, explorando o passado até os dias atuais, em cinco lives que acontecem nas terças-feiras do mês de agosto, sempre das 19h às 21h. Realizado pelo Instituto de Ciência, Tecnologia e Inovação do município (ICTIM), com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj), o debate é aberto ao público e a inscrição pode ser feita por meio do link: https://oscaminhosdacienciamarica.com.br/.

O primeiro encontro virtual será nesta terça-feira (02/08), com o tema “O resgate histórico, o turismo e a ciência, tecnologia e inovação em Maricá”, e terá abertura do diretor-presidente do ICTIM, Celso Pansera. A conferência terá mediação do professor e diretor de Tecnologia da autarquia, Marcio Campos; e a presença dos reitores Marco Antonio Soares de Souza, da Universidade de Vassouras; e Jefferson Manhães, do Instituto Federal Fluminense (IFF). Ao fim do debate, haverá ainda palestra da arquiteta urbanista, conselheira municipal de Cultura e assessora de Educação Ambiental e Patrimonial da Secretaria Municipal de Educação de Maricá, Renata Aymoré Gama.

Programação das próximas lives

Ao longo deste mês ainda serão realizadas quatro lives que irão percorrer os caminhos da Ciência em Maricá. No dia 9, o debate é sobre “O meio ambiente e a cultura científica” com a produtora cultural e coordenadora de cursos de extensão em Direitos Humanos da Escola de Governo de Maricá (Emar), Luciana Bittencourt; o professor e orientador do Programa de Iniciação Científica do ICTIM, Jorge Moutinho Lima; e o advogado socioambientalista e assessor especial na Emar, Evandro Sathler. A mediação fica a cargo do administrador, professor e cogestor na Faeterj Duque de Caxias, Raja Khalil.

Já no dia 16, o professor e diretor de Tecnologia do ICTIM, Marcio Campos, media o encontro sobre “A transição para o futuro: qualificação, Passaporte Universitário e o Programa de Iniciação Científica (PIC)”, com a conselheira municipal de Educação de Maricá e coordenadora do Passaporte Universitário, Rosana Gildo Vieira; a professora e empresária Ana Carolina Cellular Massone; e a engenheira química e professora Rafaela Correa.

No dia 23 de agosto, “A construção da Ciência, da Tecnologia e da Inovação” será abordada pelos seguintes debatedores: professor e diretor de Inovação Científica do ICTIM, Cláudio Gimenez; e o administrador e consultor da Incubadora de Inovação Social em Tecnologias do ICTIM, Francisco Andrade. O responsável pela mediação desta live será o professor e pesquisador do ICTIM, Sérgio de Mattos Fonseca.

No último encontro virtual, dia 30, a live será sobre “O futuro criado: sustentabilidade, meio ambiente e participação social”. O mediador desta conferência será o biólogo e chefe de gabinete do ICTIM, Carlos Senna. Quem debate o tema é a professora de Metodologia de História em Luanda (Angola) e professora aposentada da rede de ensino de Maricá, Luisete Furtado; a administradora e coordenadora de projetos na Incubadora de Inovação Social em Tecnologias do ICTIM, Amanda Felix; e a engenheira de produção e pesquisadora do ICTIM, Renata Ferreira.