Foto: Bernardo Gomes

A Prefeitura de Maricá reuniu esta semana os representantes de 39 blocos carnavalescos e quatro escolas de samba, no auditório do Banco Mumbuca, no Centro, para uma conversa inicial sobre o Maricarnaval 2023, que acontecerá entre 17 e 26 de fevereiro do ano que vem. Durante o encontro, os assuntos abordados foram legalização de blocos; entrega da documentação exigida (ata de fundação do bloco, estatuto e CNPJ) na Secretaria de Turismo até o dia 10/10; responsabilidade da legalização de cada representante junto aos órgãos competentes (como o Corpo de Bombeiros e a Polícia Militar); circuitos nos bairros e a importância das reuniões distritais para um consenso dos representantes de cada local.

Após essa data, não será possível nenhuma inclusão de blocos, pois será feita a programação do Maricarnaval 2023, com a definição dos espaços para os blocos, além do local de desfile e do baile infantil. Secretário de Turismo, Robson Dutra detalhou as novidades que serão colocadas em prática no Maricarnaval 2023.

“Esse ano, decidimos que em Itaipuaçu, os blocos serão ao longo da orla. Não haverá blocos em outros locais. Na Barra, há duas opções: a Arena Barra e a orla, mas a nossa orientação é realmente concentrar os blocos para facilitar a fiscalização e oferecer segurança a todos os moradores e visitantes, mantendo a estrutura montada permanente em locais específicos. Assim, teremos também mais organização e evitaremos aquele nó na cidade causado pelo fechamento de várias ruas”, frisou o secretário, acrescentando representantes dos blocos e da associação de moradores foram fundamentais na decisão.

Vale destacar que, com a estrutura fixa, a cidade também economiza. Novas reuniões serão realizadas nos próximos meses, inclusive para definir a abertura do Maricarnaval e o Baile Municipal.

Organização e circuito nos bairros deixam representantes satisfeitos

Representante do bloco Tromba Nervosa, Carlos Roberto Gomes ficou satisfeito com o resultado do encontro e confirmou presença nas próximas reuniões que, segundo ele, são essenciais para que o carnaval seja mais um evento maravilhoso, com todo o apoio da Prefeitura.

“A Prefeitura começou a convocar os blocos e escolas de samba em julho e isso é bem legal, porque nos dá tempo hábil para correr atrás de toda documentação, montar um corpo diretor e nos organizar. Eles também falaram que vão fazer até três circuitos na orla, para que os blocos possam desfilar. Todo estarão na praia, curtindo o carnaval, sem atrapalhar o trânsito, o centro comercial e os moradores. A gente vai se remanejar para um local mais próximo de onde nasceu cada bloco. Com isso, vamos ter todo o apoio de todas as secretarias, Guarda Municipal, Postura, Trânsito, fica muito mais organizado do que cada bloco ser numa rua”, argumentou Beto.

A presidente executiva do G.R.E.S. Unidos do Saco das Flores, Idneide Pereira, também falou sobre a importância do encontro, aguardado com muita expectativa, após o cancelamento do Maricarnaval 2022, na época, devido ao possível agravamento dos casos de Covid-19 na região.

“Também haverá o retorno dos desfiles das escolas de samba. Nós ficamos muito felizes com a notícia, pois estamos com nosso projeto pronto e toda equipe de carnaval montada, só faremos pequenos ajustes. Nosso Enredo será uma homenagem ao cantor, compositor e humorista Manhoso, um artista muito conhecido em Maricá e no Brasil. Agradecemos a todos os envolvidos pelo reconhecimento da importância cultural, social e econômica desse evento. Agora vamos arregaçar as mangas e trabalhar para fazer um carnaval bonito e alegre”, declarou satisfeita.

Presidente da Liga das Agremiações Carnavalescas de Maricá (LACAM), Gilson Lira também esteve presente e fez questão de parabenizar todos os envolvidos. “Agradecemos ao prefeito Fabiano Horta; ao secretário de governo, João Maurício; ao secretário de Turismo, Robson Dutra; e ao subsecretário de Turismo, Thiago Medina; pela volta do Carnaval 2023. Estamos no aguardo da formalização de tudo com a Prefeitura para que possamos, junto com as agremiações, tanto das escolas quanto dos blocos, dar início aos preparativos para essa grande festa que é o Carnaval de Maricá”, avaliou.