A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Saúde, celebrou o Julho Amarelo, mês de conscientização e combate às hepatites virais, com atividades coletivas e dinâmicas lúdicas nas 25 Unidades de Saúde da Família (USF) do município. Durante o mês, os usuários participaram de rodas de conversa com profissionais de diversas especialidades, esclarecendo dúvidas, entendendo as principais diferenças entre as hepatites, os sintomas mais comuns e formas de transmissão. Além disso, a população pode realizar testes rápidos para identificar a infecção pela Hepatite B e C, que estão disponíveis em todas as USF.

Na terça-feira (26/07), também foi feita uma panfletagem na Praça Orlando de Barros Pimentel, no Centro, integrando as ações voltadas ao Julho Amarelo. Durante a atividade, foram entregues kits, contendo preservativos masculinos e femininos, material educativo, assim como folders ressaltando a importância da testagem.

Laís Viegas, coordenadora do Programa de HIV/Aids e Hepatites Virais de Maricá, reforçou o papel fundamental das ações nas USF em celebração ao Julho Amarelo, essenciais para evidenciar a importância do diagnóstico precoce com os testes rápidos, além de contribuir para a população entender melhor as diferenças entre as hepatites virais.

“As hepatites atacam o fígado e, muitas vezes, o infectado não apresenta nenhum sintoma aparente até a situação se agravar. Por essa razão, é de extrema importância que a população procure as USF para realizar os testes rápidos. Com o diagnóstico precoce, os moradores podem ser tratados o quanto antes, evitando o desenvolvimento de quadros graves. Atualmente, 96% das pessoas que recebem o tratamento no município são curadas, por isso pedimos que os moradores façam o teste”, afirmou.

Sintomas e formas de prevenção às hepatites virais

As hepatites se manifestam por infecções no fígado, que causam alterações de leves a graves e, muitas vezes, não apresentam sintomas iniciais. Com o avanço da doença no organismo, as pessoas podem apresentar cansaço, febre, mal-estar, tontura, enjoo, vômitos, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras. No Brasil, as hepatites mais frequentes são as dos tipos A, B e C.

As principais formas de prevenção às hepatites virais incluem lavar bem as mãos e alimentos, usar preservativos durante as relações sexuais, se vacinar, além de não compartilhar objetos perfuro-cortantes ou de uso pessoal, como alicates, lâminas de barbear e agulhas. Lembrando que as hepatites têm cura com uso de medicamentos, além de outros tratamentos.

Vacinação contra a Hepatite B acontece em todas as USF

Uma das formas de prevenção mais eficazes à Hepatite B é a vacinação, que ocorre em todas as USF da cidade, disponível para a população em geral. Além disso, a imunização dos recém-nascidos contra a doença é obrigatória e ocorre na maternidade do Hospital Conde Modesto Leal, no Centro. Além disso, a aplicação da dose também é feita nos polos de triagem neonatal, junto à vacina BCG, para as crianças que por algum motivo não foram vacinadas na maternidade.

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here