Divulgação

Com a volta às aulas na rede municipal de ensino, o Programa Sanear Educação também retomou suas atividades, com visitas a duas escolas nesta terça-feira. A iniciativa da Companhia de Saneamento de Maricá (Sanemar) une a manutenção e ampliação do sistema de esgotamento sanitário das unidades de ensino a atividades com temas relacionados à educação socioambiental.

O retorno do programa aconteceu nas escolas municipais Mata Atlântica, em Itaipuaçu, e Professora Alcione Soares Rangel da Silva, em Bambuí, onde os alunos assistiram a palestra sobre meio ambiente e saneamento básico e, na sequência, participaram de atividades recreativas para fixação do conteúdo.

Na avaliação de Aline Machado, professora do quarto ano da E.M. Alcione Soares Rangel da Silva, a metodologia da ação e o conteúdo apresentado são perfeitos para o aprendizado dos alunos. “Falar de assuntos tão importantes como saneamento básico, cuidado com o lixo e preservação do meio ambiente é sempre bom, e da forma lúdica como a equipe do Sanear Educação está fazendo é melhor ainda, pois vem ao encontro do que ensinamos a eles ao longo do ano”, afirmou ela.

Já o estudante Arthur Mariano, de apenas 9 anos, garantiu que vai chegar em casa e contar tudo o que aprendeu para os seus pais. “Adorei tudo, mas principalmente saber como funciona o esgoto da minha escola e participar das brincadeiras. Nunca mais vou deixar a torneira ligada sem necessidade e não vou mais demorar no banho”, prometeu.

De acordo com o cronograma, as próximas unidades de ensino que receberão a equipe do Sanear Educação serão as escolas municipais Alcebíades Afonso Viana Filho, em São José do Imbassaí, e João da Silva Bezerra, na Divinéia, na quarta-feira (27/07); e Amanda Penã de A. Soares, no Bananal, e Conego Batalha, em Itapebinha, na quinta (28/07).