Divulgação

A Empresa Pública de Transporte de Maricá (EPT) participou do “2º Encontro Internacional de Transporte como direito e caminhos para a Tarifa Zero”, entre os dias 20 e 23/07, realizado em Belo Horizonte (MG), em uma parceria da Fundação Rosa Luxemburgo, o Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (IDEC), o Laboratório de Estudos Urbanos e Metropolitanos (Lab. Urb. UFMG), a Prefeitura de Caeté, o Observatório das Metrópoles e dos movimentos Nossa BH e Tarifa Zero BH.

O encontro reuniu acadêmicos, parlamentares, gestores públicos e representantes de movimentos sociais, nacionais e internacionais, para a troca de conhecimento e práticas de sucesso com a implementação da tarifa zero. Foram abordados os seguintes temas: Impacto da crise – Direito à cidade e segregação socioespacial; Utopias, planos e propostas; O papel do Governo Federal no transporte; Propostas de financiamento para a tarifa zero; e Controle popular do transporte.

Presidente da EPT, Celso Haddad integrou a mesa de debates sobre “Experiências municipais de tarifa zero – Dificuldades e Avanços”, ao lado dos prefeitos de Templin (Alemanha), Detlef Tabbert; e de Caeté, Lucas Coelho Ferreira; do vereador Fúlvio Brandão; e do secretário de administração de Garopaba (SC), Luiz Henrique Castro.

“Participar desse 2º encontro foi de suma importância para a EPT, em relação à fixação de que Maricá externa o direito social do transporte a todos. É nosso dever transportar todas as pessoas de maneira eficiente com excelência, porque além do transporte ser um direito, ele tem que ser executado da melhor forma possível, sem restrição, para que as pessoas possam exercer seu direito ao lazer, ao trabalho, a se locomover por nossa cidade. Foi gratificante ver nossa cidade como um pilar para outros municípios que estão começando a aderir ou já aderiram em parte de seu território como referência”, afirma Haddad.

Autoridades elogiam iniciativa maricaense

Maricá foi uma das primeiras cidades do Brasil a oferecer a tarifa zero aos seus habitantes, comprovando ser possível o uso inteligente e social dos recursos públicos. Uma iniciativa muito elogiada por quem participava do evento, como a diretora executiva do Instituto de Políticas de Transporte e Desenvolvimento (ITDP), Clarisse Cunha Linke, que fez questão de parabenizar a prefeitura por estar na vanguarda dessa discussão no Brasil.

“É uma prefeitura para a qual temos olhado bastante, entendendo que somente com o engajamento e o comprometimento do poder público municipal, com o acesso universal ao transporte público que conseguimos construir sistemas de mobilidade mais justos e inclusivos. Então, o papel da Prefeitura de Maricá nesse momento é fundamental não só para a população do município, mas também para o restante do Brasil à medida que inspira outras lideranças políticas”, declarou Clarisse.

Representante do Movimento Tarifa Zero BH, André Veloso destacou a parceria com a cidade. “Maricá sempre foi parceira nossa, porque é um dos maiores municípios e um dos mais participantes nesse sentido. E a gente fica muito feliz de conseguirmos juntar energia e mobilização para continuar construindo essa política, para que seja uma política nacional de Tarifa Zero”, afirmou.

Para o coordenador de projetos da Fundação Rosa Luxemburgo, Daniel Santini, Maricá assume um papel fundamental para o desenvolvimento não só do país. “Sem dúvidas, Maricá é hoje referência nacional e internacional de como construir, instituir e manter políticas públicas de transporte como direito”, concluiu.