A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Políticas Inclusivas, iniciou no mês de julho o atendimento do projeto Escritório Social Itinerante voltado aos egressos do sistema penitenciário e seus familiares nos condomínios Minha Casa Minha Vida de Inoã e Itaipuaçu. A ação acontece quinzenalmente e na primeira semana obteve mais de 30 demandas, entre elas a solicitação de carteiras de identidade. Todos os acolhidos pelo Escritório serão encaminhados para a rede de serviços de proteção social oferecida pela Prefeitura.

“Consideramos o trabalho itinerante uma ferramenta indispensável à efetividade nas políticas públicas. Neste sentido, uma de nossas propostas é conduzir os serviços da Secretaria de Políticas Inclusivas para todos os distritos do nosso município. Com isso, iremos proporcionar aos munícipes o acesso adequado aos projetos em andamento. Vale ressaltar que o Escritório Social cumpre nossa meta de trabalho extramuros, aproximando o equipamento ao egresso do sistema prisional e seus familiares, chegando ao território com atendimento humanizado e acolhimento de excelência”, comentou o secretário de Políticas Inclusivas, Clauder Peres.

Entre as atividades oferecidas, estão o acesso à capacitação profissional e ao mercado de trabalho, atendimento psicossocial e assistências jurídica, social e religiosa. A coordenadora do Escritório Social, Eliane Ferraz, ressaltou a importância dos serviços. “Tivemos muitos pedidos de solicitação de RG. Com isso, percebemos que vamos além do serviço para egressos. É fundamental que possamos avançar em parceria, visando aumento da escolaridade dos nossos assistidos, otimizando, assim, o processo de reinserção profissional”, disse.

Sobre o Escritório Social

O Escritório Social é um dos eixos do programa Justiça Presente elaborado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). O programa tem como objetivo dar suporte aos egressos do sistema prisional e para suas famílias em diversas áreas como Saúde, qualificação, encaminhamento profissional e psicossocial. O Escritório Social fica na Rua Antônio Vieira Sobrinho, 333, Parque Eldorado. Mais informações pelo telefone (21) 96736-8781.