Foto: Clarildo Menezes

O Cinema Henfil de Maricá ganhou o desenho original da graúna feito pelo cartunista Henfil a pedido da jornalista Jussara Lopes, durante uma entrevista em 1979, em São Paulo. Um dos personagens mais famosos do cartunista, a graúna ilustrou as tirinhas do jornal O Pasquim no final da década de 1970, sempre com mensagens de humor e resistência ao regime militar da época.

A obra ficará exposta no saguão do cinema e foi recebida na sexta-feira (22/07) durante a abertura da 7ª edição do Encontro Nacional de Blogueiros e Ativistas Digitais, que reuniu profissionais da comunicação, cultura e do ativismo digital, para debater estratégias e trocar experiência, na última semana.

“O desenho da graúna estava na minha parede durante anos e meu medo era ninguém dar valor a ele e por isso trouxe para o cinema. Garanto que aqui vai ficar mais valorizado e mais lindo na parede e vou ficar muito feliz com isso”, justificou a jornalista sobre sua decisão de doar o desenho.

O vice-prefeito Diego Zeidan ressaltou a importância do cartunista e pretende trazer parte de suas obras para cidade.

“Aqui em Maricá temos diversas figuras icônicas que tiveram pensamentos progressistas e não é à toa que homenageamos o Henfil com o nome do cinema. É muito importante esse desenho e positivo ter essa homenagem na cidade. Estamos negociando com o filho do Henfil para trazer parte do acervo do artista para a cidade”, afirmou.

O secretário de Cultura de Maricá, Sady Bianchin, comentou que essa é uma das mais importantes gravuras do artista e abrilhantará o cinema. “Henfil foi um grande artista e teremos agora uma obra assinada por ele no nosso cinema. Vamos colocar no acervo um pouco da história do Henfil. Uma gravura que traz um pouco da história e retrata problemas políticos, uma conquista para Maricá”, destacou.

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here