Fotos: Leandro Matheus

A Prefeitura de Maricá, por meio da Companhia de Saneamento de Maricá (Sanemar), iniciou na sexta-feira (22/07) uma série de ações educativas sobre as normas exigidas para o tratamento de esgoto em condomínios. Técnicos da Sanemar visitaram o Condomínio Residencial Bosque de Itapeba para informar, conscientizar e auxiliar síndicos e moradores a respeito do tratamento adequado dos efluentes.

É importante destacar que, de acordo com a legislação, todos os condomínios próximos a áreas com rede de esgoto devem fazer a ligação com a mesma, enquanto os demais devem operar uma ETE própria, o que é o caso da maioria dos condomínios de Maricá.

Presidente da Sanemar, Rita Rocha afirmou que a companhia está à disposição para dar o devido suporte aos moradores dos condomínios e ressaltou o papel desses empreendimentos na preservação dos corpos hídricos da cidade.

“Neste primeiro momento, a recém criada diretoria comercial da Sanemar está se reunindo com os síndicos para apresentar os serviços disponibilizados pela empresa, agendando visitas aos condomínios que desejam receber o apoio técnico da Sanemar sobre coleta, tratamento e descarte de efluentes, cujo destino final sempre são as nossas lagoas. Por isso é tão importante que os condomínios operem seus sistemas de forma eficiente”, afirmou Rita.

Durante a visita, Sérgio Gaudie-ley, síndico do Bosque de Itapeba, mostrou a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) do condomínio aos técnicos e avaliou a iniciativa da Sanemar como fundamental para a realização de um tratamento de esgoto adequado e eficiente.

“A iniciativa da Sanemar vem ao encontro do que todo síndico deseja, que é melhorar o tratamento de esgoto do seu condomínio e contribuir para a preservação do meio ambiente. Esse suporte é fundamental para que possamos promover atividades práticas e objetivas de melhoria em nossos sistemas de tratamento, pois a carência e a falta de conhecimento dos síndicos dificultam muito”, disse Sérgio.

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here