Foto: Anselmo Mourão

Cerca de 29 mil alunos da rede municipal de ensino retomaram às aulas nesta segunda-feira (25/07), após 15 dias de recesso escolar, além dos novos profissionais contratados pela Secretaria de Educação, entre eles 200 professores, 50 secretárias escolares, 15 psicólogos e 15 assistentes sociais. Os novos contratados se juntam aos cerca de cinco mil profissionais em exercício e vão ser distribuídos pelas 65 escolas do município.

Para ocupar as vagas, os professores passaram por capacitação de formação continuada sobre a proposta da rede que envolveu práticas de alfabetização em letramento, educação antirracista, educação em tempo integral, entre outras temáticas. Já as secretárias passaram por curso específico sobre rotinas administrativas, legislação do município e regimento escolar.

“Estamos muito confiantes com a chegada dos novos profissionais que vão reforçar a nossa rede de ensino, utilizando em sala de aula o conjunto de novas tecnologias que adquirimos no semestre passado”, afirmou a secretária de Educação, Adriana Costa.

Aluno do 6º ano da Escola Municipal Carlos Magno Legentil de Matos, Pedro Silva Rodrigues, de 8 anos, estava ansioso pelo retorno. “Estava com saudade da escola, da professora e também do recreio”, disse.

O pai do aluno João Yago, de 9 anos, manifestou alegria ao ver seu filho de volta à escola. “Ele ficou em casa com saudade de brincar com os amiguinhos. Hoje ele veio até mais alegre para o colégio”, comentou Thiago Dantas, de 30 anos.

Novas tecnologias na educação

Diretora da Escola Municipal Carlos Magno Legentil de Matos, no Centro, Caroline Souza está motivada com a chegada dos novos profissionais que vão utilizar os tablets entregues aos 500 alunos do 4º e do 5º ano. “Os professores estão muito empenhados e ansiosos para utilizarem as novas tecnologias. Alguns professores estão chegando também com entusiasmo, novas metodologias e atividades para serem aplicadas nas salas. Esse semestre vai ser bem dinâmico”, afirmou.

Além dos tablets, as 65 escolas da rede municipal estão recebendo lousas digitais, tix letramento – equipamento usado em salas de recursos para alunos com deficiência, como teclados inclusivos e dispositivos para controle de notebook por piscada de olho –, mesa infantil e de alfabetização, laboratório de robótica, laboratório itinerante, sala maker – que reúne todas as ferramentas de tecnologia adquiridas –, laboratório de matemática e impressoras 3D.