Foto: Clarildo Menezes

A 7ª edição do Encontro Nacional de Blogueiros e Ativistas Digitais acontece no Cine Henfil, no Centro, até domingo (24/07), aberto ao público e reunindo profissionais da comunicação, cultura e do ativismo digital, para debater estratégias e trocar experiências. A abertura do evento foi na noite de sexta-feira (22/07) e contou com a participação do vice-prefeito, Diego Zeidan; e do presidente da Companhia de Desenvolvimento de Maricá, Olavo Noleto.

“Estamos vivendo um momento em que a desinformação está imperando na mídia no Brasil e no mundo. Temos a advento das fake News, que é um fenômeno e precisa ser combatido. O movimento jornalista livres traz cada vez mais um jornalismo espontâneo, menos fadado a interesses econômicos. É um privilégio ter esse evento em Maricá, que faz com que a cidade seja o centro do debate”, declarou Diego Zeidan.

O encontro foi transmitido ao vivo por meio do canal do YouTube: https://youtube.com/c/CanaldoBarao, e trouxe discussões sobre temas desafiadores, especialmente na comunicação, em meio ao aprofundamento do fenômeno das notícias falsas, com a participação de representantes de diversas entidades, como a Associação Brasileira de Imprensa (ABI), Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj), Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação e União Nacional dos Estudantes (UNE).

A jornalista Débora Cruz, da comissão organizadora do evento, destacou a volta do evento após as restrições da Covid-19.

“É com muita alegria que retornamos o encontro presencial, após dois anos de muita agonia e perdas de companheiros importantes para nós. Desde de 2010 realizamos o encontro com a mesma turma e é uma alegria muito grande estar aqui em Maricá, uma cidade acolhedora. O debate sobre democratização é extremamente importante”, disse.

Entre os assuntos abordados estão: “Civilização ou barbárie: o que está em jogo na eleição”; “Como enfrentar a guerra suja da campanha eleitoral”; e “Uma plataforma para democratizar a comunicação”. O primeiro dia de evento contou com homenagens ao jornalista Paulo Henrique Amorim, morto em 2019 vítima de infarto; à vereadora Marielle Franco (assassinada no Rio de Janeiro em março de 2018); ao ex-bancário do Banco do Brasil e ex-dirigente do Sindicato dos Bancários do Rio, Alexandre Costa Teixeira, morto em 2022 vítima de infarto; e ao jornalista Antônio Barbosa Filho, mais conhecido como “Barbosinha”, morto em 2022 vítima de câncer.

A programação conta também com o lançamento de livros, rodas de conversas e exibição do filme sobre Julian Assange. O presidente da Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar), Olavo Noleto, ressaltou a importância da comunicação.

“O evento reúne profissionais que trabalham e lidam em defesa da democracia, criando uma comunicação democrática, que é orgulho para Maricá. São personagens que constroem uma visão de futuro para esse país, com debate riquíssimo. Maricá ter oportunidade de receber debates desse nível é importante porque oxigena e traz um ambiente de reflexão, que fortalece as ideias e a capacidade de construir a cidade que nós queremos”, afirmou.

Confira a programação completa:

23 de julho, sábado, às 9 horas
“Como enfrentar a guerra suja da campanha eleitoral” – mesa: Larissa Gould (SP) e Oscar Barros (PI);
– Maria José Braga – presidente da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj);
– Octávio Costa – presidente da Associação Brasileira de Imprensa (ABI);
– Letícia Sallorenzo – jornalista, linguista e autora do livro “Gramática da manipulação”;
– Rita Von Hunty (Tempero Drag);

23 de julho, sábado, às 14 horas
“Uma plataforma para democratizar a comunicação” – mesa: Tania Mandarino (PR) e Dimas Roque (BA);
– Beth Costa – coordenadora do Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação (FNDC);
– Renata Mielli – coordenação do Centro de Estudos Barão de Itararé;
– Sergio Amadeu – professor da Universidade Federal da ABC (UFABC), criador e apresentador do podcast Tecnopolítica;

23 de julho, sábado, às 16 horas
Lançamento dos livros:
– Como derrotar o fascismo – Renato Rovai e Sérgio Amadeu;
– Novos rumos da comunicação comunitária no Brasil – André Fernandes (org.);
– De Lula a Bolsonaro: combates na internet – Rodrigo Vianna;

23 de julho, sábado, 17 horas – Roda de conversa e troca de experiências
Grupo 1. Coordenação e relatoria: Luciana Oliveira (RO) e Lissandro Nascimento (PE)
– Miguel do Rosário (O Cafezinho e revista Fórum);
– Roni Barbosa (Brigadas Digitais da CUT);
– Grupo 2. Coordenação e relatoria: Amanda Rodrigues (PB) e Fred Noleto (GO);
– Kiko Nogueira (DCM);
– Gilberto Souza (Correio do Brasil);
– Grupo 3. Coordenação e relatoria: Daniel Dantas (RN) e Andressa Flores (RS)
– Anderson Moraes (Empoderado);
– Fernando Brito (Tijolaço);
– Renê Silva (Vozes da Comunidade – Complexo da Maré-RJ);
– Bruna Brelaz (presidenta da UNE);

24 de julho, domingo, das 9 às 13 horas
Coordenação: Conceição Oliveira e Altamiro Borges;
– Saudação das delegações latino-americanas. Coordenação: Cláudio Machado;
– Experiência do ComunicaSul na Colômbia – Felipe Bianchi;
– Apresentação do documentário “Não foi acidente, mataram meu pai” – diretora Jana Sá (1h10);
– Lançamento dos livros:
– Democratizar a comunicação – Theófilo Rodrigues e Larissa Ormay (org.);
– O outro lado – Amanda Rodrigues;
– Filme sobre Julian Assange;
– Aprovação da Carta do 7º Blogprog e eleição da nova comissão nacional do Blogprog; um representante por estado – responsável Cido (30 minutos).