Marcos fabrício

A Companhia de Saneamento de Maricá (Sanemar) apresentou na quinta-feira (21/07) o programa socioambiental “Sanear Saúde” a agentes comunitários das Unidades de Saúde da Família (USF) da região central da cidade, em reunião no auditório do Banco Mumbuca. Além da manutenção e da ampliação do sistema de esgotamento sanitário dos equipamentos públicos de saúde, o Sanear Saúde tem por objetivo propor ações contínuas de integração entre saneamento básico e saúde no município.

A reunião foi conduzida pela diretora Comercial da Sanemar, Simone Costa, e contou com a participação de profissionais das Unidades de Saúde da Família dos bairros de São José do Imbassaí, Ponta Grossa, Mumbuca, Ubatuba, Amizade, Barra e Centro.

Durante a apresentação, Simone falou da importância do trabalho dos agentes de saúde junto à população mais vulnerável e como essas ações podem auxiliar a Sanemar a pensar iniciativas voltadas às características sociossanitárias dos domicílios de Maricá.

“Queremos que esses profissionais saiam daqui entendendo a importância de se promover a saúde humana, de preservar o meio ambiente, os recursos naturais e como tudo isso ajuda na prevenção de doenças e na melhoria da qualidade de vida da população”, explicou Simone.

A diretora frisou ainda a importância dos agentes estarem comprometidos com o preenchimento completo da ficha de cadastro domiciliar e territorial realizada pelas unidades de saúde.

“Esse cadastro vai ajudar não somente a Sanemar, mas a todos os órgãos municipais a pensar ações necessárias para a população em situação de vulnerabilidade. Precisamos ter acesso a esses indicadores e por isso essa ficha precisa estar sempre atualizada. É a partir desse preenchimento que teremos informações especificas dessas famílias, nos permitindo avaliar os indicadores antes e depois das atividades da Sanemar”, completou Simone.

Na avaliação de Isabella Fonseca, agente da USF de Ponta grossa, o encontro foi muito agregador e necessário para que os profissionais da saúde possam cada vez mais prestar um trabalho humanizado e atender as necessidades das pessoas.

“Saio daqui mais preparada e segura para realizar o meu trabalho. As situações expostas durante a palestra são reais. Ainda temos em Maricá pessoas em situação de vulnerabilidade, mas que a partir do nosso trabalho poderão viver com mais dignidade, mais qualidade de vida e mais saúde”, disse Isabella.

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here