Katito Carvalho

Alunos do projeto Nós Dançantes, da Secretaria de Cultura de Maricá, receberam o primeiro bailarino do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, Cícero Gomes, de 37 anos, no Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU), na Mumbuca, na terça-feira (19/07). A iniciativa contínua que recebe alunos (as) de cinco anos até os 20, em parceria com o Municipal do Rio e o projeto Escola, proporciona aulas de dança nas modalidades de pré-ballet, ballet clássico, dança jazz, sapateado, dança moderna e contemporânea.

Para Cícero Gomes, é uma imensa emoção poder passar conhecimentos para novos talentos e para quem visa conhecer a dança. “A cultura e a educação são fenômenos ligados. Cultura e educação juntas tornam-se elementos socializadores, capazes de modificar a forma de pensar. Com essa junção afirmo que a dança representa tudo para mim! Foi uma honra participar dessa roda de conversa”, expôs Cícero, nascido em Macaé, no interior do Rio de Janeiro, que se interessou por ballet após assistir o espetáculo “A Bela Adormecida” na TV, ainda criança.

Com objetivo de ampliar e estimular a produção e o consumo da arte e cultura, o projeto Nós Dançantes foi pensando não somente como desenvolvimento intelectual, mas como conjunto de valores sociais e costumes que contribuem para a construção da cidadania e promovem a inclusão social, não só de jovens e crianças, mas também, de adultos em busca de uma vida compartilhada e articulada.

Para o aluno do projeto, Breno Vinícius, de 11 anos, poder saber sobre técnicas, estudos, tempo de treino de um bailarino profissional não tem preço. “É uma alegria passar essa tarde com o Cícero. Eu pretendo seguir a carreira de dançarino. A dança significa muito para mim, é uma terapia. Hoje, saio daqui sabendo que tenho que me dedicar mais, trabalhar arduamente, sempre ouvir os professores e cuidar da alimentação”, comentou.

Quem é Cícero Gomes

Formado na Escola Estadual de dança Maria Olenewa, estudou também na Escola de Dança da Opera de Vienna (Áustria) e Elmhust School for Dance (Inglaterra). É bailarino do Theatro Municipal do Rio de Janeiro e estreou como solista em “O Lago dos Cisnes” (2007), no papel de bobo da corte, obtendo grande sucesso de público e crítica.

Desde então, vem fazendo os papéis de primeiro solista e primeiro bailarino em todas as temporadas. Apresenta-se constantemente, como bailarino convidado, em dezenas de cidades brasileiras e na América do Sul.