Com apoio da Prefeitura de Maricá, o campeonato Maricá Surf Pro Am 2022 será realizado na Praia de Ponta Negra, de 26 a 31 de julho, reunindo surfistas profissionais e amadores de todo o Brasil, divididos nas categorias: masculino, feminino, adulto, juvenil e master. A competição é promovida pela Federação de Surfe do Estado do Rio de Janeiro (Feserj), em parceria com a Confederação Brasileira de Surf (CBSurf), com suporte da Associação de Surf e Bodyboard de Ponta Negra (ASBPN) e apoio das marcas Surfland, Fuwax e Silverbay.

As categorias profissionais que participarão da etapa, disputada entre 26 e 29/07, estão valendo pontos para a Taça Brasil da CBSurf (7A) e para o Estadual Profissional do Rio (5A). Já as disputas amadoras do Estadual do Rio (Feserj 5A) serão realizadas nos dias 29 e 31.

“A etapa Maricá é a mais importante do calendário porque é a que dá mais pontos para o ranking da Taça Brasil. Vamos receber atletas de alto nível na praia de Ponta Negra e tenho certeza que repetiremos o sucesso de 2018 e 2019”, disse o secretário de Esporte e Lazer, Filipe Bittencourt, reforçando que o evento será realizado no pico de Ponta Negra, lugar que proporciona boas ondas para a prática do surfe.

O evento contará, entre 29 e 31 de julho, com oficinas de surfe gratuitas oferecidas pela tradicional escola do Centro de Aprendizagem e Desenvolvimento do Surfe (Cades), exclusiva para alunos da rede municipal de ensino de Maricá, além de uma categoria Open Local, composta apenas por atletas inscritos pela Associação de Surf e Bodyboard de Ponta Negra (ASBPN). Quem for assistir ao campeonato esportivo vai ter acesso à gastronomia local, shows ao vivo e diversão para crianças.

“Vai ser muito bom e importante a presença do Cades no evento. Com essa visibilidade poderemos mostrar a força do surfe e os ensinamentos para nossas crianças, além de incentivar mais a prática das escolinhas em nosso município”, expôs Leonardo Santos, presidente da Associação de Surf e Bodyboard de Ponta Negra (ASBPN).