A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Saúde, promoveu na terça-feira (12/07) mais uma visita às Unidades de Saúde da Família (USF) de Ponta Negra, Guaratiba e Inoã II, com o objetivo de verificar os serviços oferecidos, ouvir as demandas da população e dos profissionais das unidades, além de propor soluções rápidas e efetivas para melhorar o acolhimento aos moradores. A USF de Ponta Negra se prepara para ganhar novas instalações até o primeiro semestre de 2023; e Guaratiba e Inoã II passarão por intervenções estruturais em breve.

O trabalho foi iniciado na última quinta-feira (04/07) com visita da secretária de Saúde, Solange Oliveira, às USF Jardim Atlântico e Barroco, como parte dos esforços para aprimorar e qualificar a assistência em saúde oferecida pelo município. Essa atividade ganha ainda mais importância por conta do aumento da população da cidade, que levou, em dois anos, ao acréscimo de 100 mil pessoas cadastradas na Estratégia de Saúde da Família, totalizando mais de 171 mil maricaenses assistidos.

A secretária de Saúde, Solange Oliveira, ressaltou a relevância do acompanhamento aos serviços das USF, essencial para garantir respostas mais ágeis no acolhimento aos moradores, além de atuar como um mecanismo de integração entre gestão e usuários.

“Vivemos um momento importante da cidade, de rápido crescimento populacional, e estamos acompanhando de perto esse processo, ampliando a Rede de Atenção Primária à Saúde, além de trabalharmos para aprimorar os serviços existentes. A criação da Fundação Estatal de Saúde (Femar) foi um passo fundamental nesse sentido, mas é necessário estar próximo aos usuários, ouvindo as suas experiências, registrando pontos onde podemos melhorar. As visitas são momentos em que identificamos também aspectos que não são observados sem o contato diretos”, destacou a secretária.

Moradores reconhecem qualidade dos atendimentos

Durante a visita às unidades, moradores reconheceram a qualidade dos atendimentos de saúde. Uma delas foi Andressa Leal, de 26 anos, assistida pela USF Ponta Negra, que destacou a importância dos atendimentos para sua gestação e acompanhamento também após o parto.

“Sou atendida na unidade há um ano, desde o início da minha gestação, e só tenho a agradecer por todo o acolhimento. O médico solicitou exames fundamentais durante a gravidez e meu bebê agora pode receber as vacinas aqui, o que é muito bom. Tudo próximo de casa e com qualidade. Não tenho do que reclamar”, afirmou.

Recorde de atendimentos com crescimento populacional

Dados da Secretaria Municipal de Saúde mostram que o número de pessoas cadastradas nas Unidades de Saúde da Família teve um aumento recorde nos últimos anos. Entre o primeiro trimestre de 2020 e o mesmo período deste ano, os registros passaram de 72 mil para 171 mil pessoas acolhidas nesses espaços, representando um aumento de 140% de pessoas assistidas pelo Sistema Único de Saúde (SUS) de Maricá. Além disso, os atendimentos médicos nas unidades saltaram de 3.245 em fevereiro de 2020, momento anterior à pandemia da Covid-19, para 13.780 em fevereiro de 2022, o que representa um aumento de 324%.

Diante do aumento populacional, a Secretaria de Saúde iniciou no dia 4 de julho os atendimentos da Unidade de Saúde da Família (USF) Elenir Umbelino de Mello, no bairro Flamengo, região central da cidade. Em outra frente, também estão em desenvolvimento diversos projetos de fortalecimento da rede, como a ampliação e novas instalações para as USF Ponta Negra, Carlos Marighella (condomínio Minha Casa Minha Vida de Itaipuaçu), Carlos Alberto Soares de Freitas (Minha Casa Minha Vida de Inoã), Mumbuca e Caxito, que serão concluídas até o primeiro semestre de 2023. Posteriormente, serão entregues as unidades de saúde São Bento da Lagoa e Itaocaia Valley, em Itaipuaçu, além da USF Saco das Flores, todas em retomada das obras.