A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Educação, recebeu nesta terça-feira (13/07) o secretário de Educação do município de Itajubá (MG), Júnior Fraga Bastos, para conhecer as políticas públicas implementadas na área da educação que podem servir como modelo de gestão para o município ao sul do estado mineiro.

Entre os temas mencionados na reunião que aconteceu na sede da secretaria estiveram o Passaporte Universitário, o sistema de Matrícula Inteligente, inclusão nas escolas, implementação do profissional de apoio nas salas de aula, aumento do salário dos professores, logística da distribuição de cestas básicas no período da pandemia e retorno dos alunos às salas de aula.

A secretária de Educação, Adriana Costa, enalteceu a troca de experiências entre os representantes dos dois municípios. “Quanto dialogamos com outros secretários de educação, confirmamos que estamos no caminho certo. Selecionamos o que tem de melhor na cidade dele para usarmos como exemplo. Em troca, passamos para ele a experiência dos programas implementados no nosso município e, assim, vamos trocando”, afirmou.

Avaliação de quem está fora

Após a reunião, o secretário foi conhecer as dependências da Escola Municipal Dirce Marinho, em Ponta Grossa, que passa por reforma de ampliação. A unidade, que atende alunos da educação infantil até o 5º ano, vai ganhar mais quatro salas de aula e dois banheiros adaptados para pessoas com deficiências.

“De uma forma muito simples e resumida: achei tudo fantástico. É uma estrutura que traz a confiabilidade na educação e no acompanhamento da criança. Temos a certeza de que viemos no local certo porque garante às famílias e às crianças todo o desenvolvimento pleno com salas amplas, modernas, iluminadas, parte elétrica e hidráulica bem montadas. Com certeza vamos levar essa estrutura para Itajubá”, avaliou.

Município de Itajubá

Itajubá fica ao sul do estado de Minas Gerais e possui cerca de 100 mil habitantes. O município atende cerca de oito mil alunos, distribuídos nos Centros Municipais de Educação Infantil (Cemeis) e nas escolas de Ensino Fundamental até o 5º ano.