Fotos: Marcos Fabrício

A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Promoção e Projetos Especiais, organizou uma reunião com os empresários do setor da gastronomia, nesta segunda-feira (11/07), na Casa 2030, no Centro, para celebrar o lançamento 4º Festival Gastronômico de Inverno, que vai até o dia 07 de agosto. São 69 restaurantes participantes em 16 bairros da cidade. Clique aqui para acessar o cardápio.

Os empresários falaram sobre os pratos e combinações especialmente elaborados para o festival. O tema desta 4º edição é mais amplo que nos anos anteriores e tem destaque o bacalhau, carnes especiais e caldos.  “Reunimos com o setor para falar sobre a expectativa para o início do mês de julho e os pontos que devemos observar durante a realização do festival, para que possamos melhorar as próximas edições. Essa integração nos faz avançar na gastronomia maricaense”, explicou o secretário de Projetos Especiais, José Alexandre Almeida.

Este ano, os interessados podem desfrutar da culinária maricaense presencialmente e avaliar o sabor, apresentação dos pratos e o atendimento dos estabelecimentos pelo formulário disponível nos restaurantes através de um QR Code.

“Este ano com a flexibilização das medidas de segurança contra a Covid-19, estamos realizando uma edição com uma perspectiva de que teremos uma visitação muito maior. Temos um recorde de estabelecimentos participantes e acreditamos que iremos superar os números de procura das edições anteriores. Esse ano são três pratos diferentes, trazendo variedade, que ficam a cargo da criatividade de nossos chefes”, finalizou.

Restaurantes apresentam diferentes pratos

O empresário Thiago Soares criou o prato “Fraldinha ao molho dois queijos” especialmente para o festival. “Esse é o segundo ano que participamos. Nosso objetivo foi trazer a fraldinha, uma carne não muito conhecida, de uma forma diferente. Nossa especialidade é a carne e a maioria dos clientes pedem a picanha. Vamos mostrar que temos carnes tão boas quanto a picanha com uma apresentação diferente”, explicou.

O empresário Guga do Caldo este ano inovou no prato do festival. Especialista em caldos, esse ano além do arroz com camarão para duas pessoas, apresentará também o caldo de jiló. “O caldo apresentado é de jiló com carne seca desfiado, por ser um caldo diferente, resolvemos apostar nele. No festival passado, colocamos angu com costela gaúcha e agrião”, contou.

Já o chefe Alexandre, especialista em frutos do mar, criou o “Bacalhau de Natas à Moda do Chefe”. “Todos os anos crio um prato diferente para o festival e eles acabam fazendo, posteriormente, parte do cardápio. Geralmente os pratos mais pedidos no restaurante são os do festival”, ressaltou.

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here