Agentes da Secretaria de Ordem Pública e Gestão de Gabinete Institucional (Seop), da Secretaria de Trânsito e Guardas Municipais de Maricá participaram, nesta sexta-feira (08/07), de uma reunião com representantes do Departamento de Trânsito do Estado do Rio de Janeiro (DETRAN), Conselheiros Tutelares de Niterói, Operação Lei Seca e Segurança Presente e Polícia Militar, sobre condução de quadriciclos nas areias das praias das cidades.

O evento aconteceu na Associação de Moradores de Camboinhas (Soprecam), em Niterói, e reuniu cerca de 20 pessoas. Na ocasião, foram discutidas a condução e fiscalização de quadriciclos nos municípios de Maricá e Niterói. O secretário de Ordem Pública e Gestão de Gabinete Institucional de Maricá, Julio Veras, destaca a importância de campanhas educativas.

“A utilização inadequada desses quadriciclos vem se tornando cada vez mais recorrente. Nós nos reunimos com o objetivo de planejar ações que visem conscientizar a população, com orientações educativas e visita às escolas. Notamos o aumento desses veículos na cidade e vamos atuar buscando fiscalização e conscientização”, ressaltou.

Durante a reunião, ainda foi definido que serão realizadas palestras educativas em escolas pela equipe de Educação do Trânsito da Lei Seca. Já as operações de rua serão realizadas com apoio da Polícia Militar.

Regras de condução de quadriciclo

O artigo 143 do Código Brasileiro de Trânsito (CTB) determina que os condutores de quadriciclos devem possuir habilitação categoria B. Para trafegar em vias urbanas é necessário emplacamento e licenciamento anual. O uso de capacete é obrigatório e crianças menores de 10 anos não podem ser transportadas no veículo. As multas pelo não cumprimento das leis são consideradas gravíssimas e variam de R$ 293,47 a R$ 880,41.

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here