Foto: Evelen Gouvêa

A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Habitação e Assentamentos Humanos, recebeu nesta quarta-feira (06/07) representantes da secretaria de Habitação do município de Arraial do Cabo, na Região dos Lagos do Rio de Janeiro. A visita teve como objetivo conhecer os programas habitacionais de Maricá como Locação Social, Melhorias Habitacionais e Regularização Fundiária, que integram o Programa Habitar.

Durante a passagem, a delegação conheceu pessoalmente seis casas no bairro de Itaipuaçu que são beneficiadas pelo Melhorias Habitacionais – programa que busca a melhoria das condições de moradia das famílias de baixa renda por meio de reformas habitacionais.

Impressão da comitiva

Ao visitar as residências, o responsável pelo setor habitacional da Secretaria de Habitação do município da Região dos Lagos, Paulo Silva, expressou sua impressão. “Estou satisfeito com tudo o que vi. Sou da área de engenharia, tenho larga experiência no assunto e o que está sendo feito aqui em Maricá é algo fenomenal. Vi investimento, instalação elétrica adequada e a parte sanitária está perfeita. Tenho a certeza de que vamos levar todas as essas experiências para Arraial do Cabo”, afirmou o engenheiro.

O proprietário de uma das casas que recebem a reforma, Sebastião Dornelas, de 63 anos, contou o que mudou em sua vida ao ser beneficiado pelo programa. “A minha casa antes era abaixo do nível da rua, não tinha forro, o telhado era de amianto antigo e, com isso, fazia muito calor no verão e muito frio no inverno. Agora, a casa está mais ajeitada, tem piso e está pintada. Essa reforma veio do céu, pois, não ia conseguir fazê-la.  Isso me dá mais dignidade”, disse o morador.

Arquiteta da Secretaria de Habitação e Assentamentos Humanos de Maricá, Marcella Corrêa, se mostrou satisfeita ao ver que os programas de habitação implementados pela prefeitura chamaram a atenção de representantes de outro município.  “Passar a nossa experiência, aquilo que temos vivenciado, é um prazer. Além de implementar aqui, inspiramos outras prefeituras a também trabalharem dessa forma, buscando garantir um direito à moradia que é um direito constitucional e que muitas pessoas infelizmente não conseguem”, afirmou.

Programa Melhorias Habitacionais

Mais cedo, antes de visitar a obra de uma das residências atendidas pelo programa, a delegação conheceu, por meio de slides apresentados, as etapas que englobam o Programa Habitar, onde são desenvolvidos programas que têm como objetivo a garantia do direito social à moradia com qualidade e segurança, destinados à população em situação de vulnerabilidade social.

Para isso, a equipe faz o levantamento das necessidades construtivas das residências e a elaboração de projetos até chegar à etapa da execução das obras. Para participar, o interessado precisa apresentar o comprovante de residência de, no mínimo, um ano; ter unidade habitacional fora de áreas de risco ambientais; ter renda mensal de até três salários mínimos; ser proprietário ou legítimo possuidor; não possuir outro imóvel e apresentar documentos solicitados pela secretaria.