Foto: Divulgação

A Prefeitura de Maricá reiniciou nesta quarta-feira (06/07) a Pesquisa Sentinela Covid-19 e visitou os bairros Centro, Barra de Maricá, Saco das Flores, Flamengo, Marquês e Araçatiba. Neste terceiro ciclo serão mais 385 moradores testados nos próximos dias. O projeto é feito pelo Instituto de Ciência, Tecnologia e Inovação de Maricá (ICTIM), em parceria com a Secretaria de Saúde. Pela manhã, as equipes receberam treinamento do coordenador do projeto e chefe de gabinete do ICTIM, o biólogo Carlos Senna, e da colaboradora e bióloga Hanna Almeida.

“A testagem de Covid-19 é de extrema importância para o controle da pandemia e, em especial, para a identificação de novos casos. Os ciclos ocorrem em um intervalo de 30 dias e, ao fim deles, teremos, 1.155 pessoas testadas. Os resultados permitirão a amostragem do atual momento de Maricá frente ao vírus da Covid-19, das Influenza A e B, e também ao final teremos a situação de suas sequelas. Tudo isso irá nortear os próximos passos”, disse Senna.

Entrevista com moradores

Nas visitas, são realizados nos moradores sorteados exames PCR (swab nasofaríngeo) e sorológico (coleta de sangue). Residente de Araçatiba, João Facundo de Araújo, de 86 anos, está vacinado, faz o uso frequente da máscara de proteção e conta que nunca pegou a Covid-19. “Gostei bastante de participar da pesquisa. Acho que todos deveriam ter essa chance, já que é para o bem de todos”, afirmou.

A moradora do mesmo bairro Rosimeri de Oliveira Takazume, de 58 anos, completou o ciclo das vacinas corretamente, mas como nunca havia suspeitado de estar com Covid-19, não precisou realizar nenhum teste. “Eu sempre me cuidei. Na rua, estou sempre de máscara. Tomei todas as vacinas. Estava querendo fazer o teste e fiquei super feliz de ser sorteada. Tudo que é para o bem, temos que abraçar. Com a saúde não se brinca”, disse Rosimeri.

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here