Foto: Anselmo Mourão

A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, retoma nesta quarta-feira (06/07) a vacinação contra a Covid-19 das crianças de cinco anos, interrompida na última segunda-feira (04/07) devido à falta da Pfizer pediátrica distribuída pelo Ministério da Saúde –  único imunizante aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para a idade. Com a chegada das novas doses, os quatro polos infantis (USF Central, USF Inoã 2, USF Barroco e USF Bambuí) voltam a aplicar as vacinas, das 9h às 16h. A imunização na faixa etária de 6 a 11 anos segue ocorrendo normalmente, assim como nos adolescentes, adultos e idosos.

A vacinação infantil permanece em repescagem permanente. Até o momento, 12.567 crianças já receberam a primeira dose e 8.282 a segunda. Cerca de 30% das crianças ainda não retornaram a um dos polos para receber a segunda dose, ação fundamental para fortalecer o sistema imunológico no combate à doença, evitar o desenvolvimento de quadros graves e garantir segurança para a realização das atividades do dia a dia. A segunda dose pediátrica é destinada ao grupo de 5 a 11 anos, com intervalo de 28 dias para CoronaVac e oito semanas para Pfizer pediátrica. No momento da vacinação, o responsável legal deve apresentar a caderneta de vacinação, além de um documento de identidade ou certidão de nascimento da criança.

Imunização continua para todas as faixas etárias

Diversos públicos podem se vacinar em Maricá. A população com 40 anos ou mais deve receber a segunda dose de reforço, quatro meses após o primeiro reforço. Os adultos e idosos que ainda não receberam o reforço inicial, a primeira ou a segunda dose, também podem regularizar a situação vacinal em um dos polos de vacinação.

Já os adolescentes de 12 a 17 anos em geral ou imunossuprimidos (com baixa imunidade) devem receber o reforço, voltado àqueles que receberam a segunda dose há, pelo menos, quatro meses. Confira abaixo a lista completa dos locais de vacinação por grupos específicos.

Polos de vacinação atualizados:

Adultos e idosos

– Unidade Móvel de Saúde: Praça Orlando de Barros Pimentel, no Centro.

– USF Jardim Atlântico: Rua 36, lote 01, quadra 206, Itaipuaçu.

– USF São José 2: Estrada da Cachoeira, s/n.

– USF Chácara de Inoã: Rodovia Amaral Peixoto, km 16 (ao lado do Polo Mania), Inoã.

– USF Marinelândia: Rua Nove, Quadra 15, Cordeirinho.

Adolescentes

– Unidade Móvel de Saúde: Praça Orlando de Barros Pimentel, no Centro.

– USF Marinelândia: Rua Nove, Quadra 15, Cordeirinho.

– USF Chácaras de Inoã: Rodovia Amaral Peixoto, km 16 (ao lado do Polo Mania), Inoã.

– USF Jardim Atlântico: Rua 36, lote 01, quadra 206, Itaipuaçu.

Crianças

– USF Central: Rua Clímaco Pereira, 241, Centro.

– USF Inoã II: Rodovia Amaral Peixoto, km 14, s/n, (ao lado do DPO).

– USF Barroco: Rua Getúlio Vargas (antiga Rua 2), lote 13, quadra 4, casa 2, Itaipuaçu.

– USF Bambuí: Av. do Contorno, s/n°.