Foto: Evelen Gouvêa

A Prefeitura de Maricá, por meio da Coordenadoria Municipal LGBTQI+ da Secretaria de Participação Popular, Direitos Humanos e Mulher, promoveu neste domingo (03/07) a Pré-Parada LGBTQIA+ em Itaipuaçu.

Além do desfile, o evento contou com aula de zumba, performance de drag queen e shows de artistas locais, apresentado pela Nevilly Mury.

“Para mim é muito importante participar e apresentar esse evento em Itaipuaçu, pelo simples fato de eu morar aqui há 10 anos, ter tido oportunidade de ser júri em alguns eventos e ter dado a ideia de uma drag queen fazer parte do corpo de jurados. O primeiro evento que apresentei foi o bloco das piranhas na 83 e depois fiquei mais conhecida, apresentando todos, sejam héteros ou LGBTQ. Por isso, estar hoje aqui não é honra e nem conquista é uma vitória. Você não via pessoas LGBT apresentando, mas hoje estamos invadindo todos os eventos de Maricá”, disse a apresentadora.

Entre as pessoas que prestigiavam o evento estava Renan da Matta, 23 anos, morador de Inoã. Para ele, é maravilhoso ter eventos como esse em todos os meses do ano.

“Uma representação dessa na nossa região é muito interessante para a gente e eu acho que poderia ter mais eventos desse sempre. Não só no mês de julho. Porque é uma coisa natural, que tem que acontecer o ano inteiro. Aqui não tem eventos LGBTQIA+ como tem no Rio de Janeiro, mas eu acho que já é o começo”, avaliou.

“Esse é o primeiro encontro LGBTQIA + que a gente realiza em Itaipuaçu. Uma celebração que encerra a nossa semana do Orgulho LGBTQIA em Maricá e que marca a luta pelos direitos humanos contra a violência, o preconceito e a lgbtifobia que tem crescido muito no Brasil desde 2016. Em Maricá, mesmo com todas as políticas sociais e a luta do nosso governo, ainda existe preconceito. Então, hoje é um dia de festa, mas também, um dia de resistência, de lembrar as memórias daqueles que construíram e que constroem a nossa luta na cidade”, explicou o coordenador e Presidente do Conselho Municipal LGBTQIA+, Carlos Alves, lembrando que os encontros vão continuar acontecendo mensalmente.

“Todos os meses nós vamos render essas homenagens às nossas artistas, em algum ponto do nosso distrito de Itaipuaçu, nessa celebração pela vida. Nós queremos viver com respeito, dignidade e com todos os direitos de cidadania”, completou Carlos.

Entre os próximos eventos realizados pela Coordenadoria estão: a celebração da visibilidade lésbica em agosto; a visibilidade bissexual em setembro; a Parada Gay, que acontece no Centro no dia 11 de setembro e a Parada Gay de Itaipuaçu no dia 6 de novembro.